Prefeitura lança Gabinete de Gestão Integrada para combater criminalidade

Iniciativa busca fortalecer a cooperação entre órgãos de segurança e instituições municipais para combater a violência e promover ações integradas em Londrina
A Prefeitura de Londrina lançou hoje o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que visa integrar as forças de segurança pública e as instituições municipais para o enfrentamento conjunto da criminalidade, da violência e da desordem urbana. O lançamento aconteceu no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Tiago Amaral e de diversas autoridades.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal foi criado pelo Decreto Municipal nº 373 de 2025 para ser um espaço permanente de articulação e cooperação entre os diversos órgãos e instituições que atuam na segurança pública do município. A intenção é promover o alinhamento das estratégias, o compartilhamento de informações e o fortalecimento das ações preventivas e repressivas em benefício da população.
O prefeito Tiago Amaral disse que é fundamental alinhar todas as Forças de Segurança em uma mesma direção, tanto no aspecto estratégico quanto no planejamento, na prevenção e na execução de grandes operações. “O que geralmente observamos são ações integradas, mas pontuais, e não um trabalho coordenado de forma contínua e estruturada. É justamente essa a diferença que buscamos implementar com este gabinete”, pontuou.
De acordo com o prefeito, uma das primeiras ações do GGI será o combate aos furtos e roubos dos fios de cobre em Londrina. “Isso é inaceitável e traz prejuízos e insegurança à população, além de alimentar o tráfico de drogas. Precisamos combater isso de forma efetiva e, portanto, vamos criar estratégias de prevenção e repressão e, inclusive, propor mudanças legislativas”, declarou.
O secretário municipal de Governo, Leonardo Carneiro, conduziu uma apresentação sobre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. Ele explicou que foi listado um colegiado para compor o gabinete, deliberativo e executivo, coordenado pelo chefe do Executivo municipal e composto por órgãos municipais, estaduais e federais, visando o fortalecimento da segurança pública e dos direitos fundamentais na cidade de Londrina. “Temos todas as forças de segurança que atuam no município de Londrina trabalhando de forma conjunta para, principalmente, fortalecer a segurança pública municipal, assim como os direitos humanos dos cidadãos londrinenses”, expôs.
Carneiro detalhou, ainda, os eixos de atuação do gabinete, que são: Operações Preventivas; Operações de Repressão Qualificada; Inteligência Multiagências; e Aprimoramento Legislativo. “Esses eixos de atuação visam tornar a segurança mais efetiva. O gabinete vem para institucionalizar uma prática que estamos realizando desde o dia 1º de janeiro de 2025, que é essa atuação integrada entre as forças de segurança. Um exemplo do que já realizamos em conjunto foi a operação Choque de Ordem”, frisou.
O chefe da Polícia Civil em Londrina, delegado Fernando Amarantino, acredita ser de suma importância a união entre as forças de segurança para trocar informações e planejar estratégias de combate ao crime de forma integrada. “Já atuamos de forma integrada e agora, com a inauguração oficial do Gabinete de Gestão Integrada, esse trabalho ganha ainda mais força e legitimidade. Esse espaço vem para consolidar e fortalecer as ações de segurança, oferecendo um ambiente formal onde podemos discutir, de maneira estruturada, estratégias e medidas para a melhoria dos indicadores de segurança pública”, destacou.
O delegado informou que Londrina tem se destacado, em âmbito estadual e nacional, como uma das regiões com maior redução nos índices de homicídios. “No ano passado, neste mesmo período, a cidade registrava 23 homicídios e hoje estamos com 14. Se fizermos uma progressão aritmética, até o fim do ano a projeção é termos uma redução no número de homicídios em torno de 40%. A segurança pública é muito importante, pois além de interferir na segurança física patrimonial do cidadão, ela interfere nos investimentos da cidade, porque quando uma empresa quer se instalar em determinado município, ela prioriza uma região segura. E Londrina é uma das melhores regiões do estado do Paraná em matéria de segurança. Isso traz riqueza, emprego e melhorias na qualidade de vida”, enfatizou.
O subcomandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Elio Boing, também concorda que o trabalho em conjunto gera mais resultados. “Ano a ano temos reduzido o número de homicídios em Londrina graças a essa interação entre as forças de segurança. Todos nós estamos unidos em um só propósito, que é melhorar as condições de vida da população no que diz respeito à segurança pública”, afirmou.
pós o pronunciamento do prefeito e da apresentação do secretário de Governo, foi realizada uma reunião restrita ao colegiado pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com a participação dos membros designados. Entre os presentes, também estiveram o secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani; o major Ricardo Eguedis, comandante do 5º Batalhão de PM; o vereador Giovani Mattos, que representou a Câmara Municipal de Londrina; o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Rodrigo Massayuki Nakamura; o delegado chefe da Polícia Federal, Kandy Takahashi; a delegada chefe da Polícia Rodoviária Federal, Franciele Ursi, além de representantes da Polícia Penal e Guarda Municipal. (Dayane Albuquerque/NCom)
Foto: Divulgação/NCom