Autor de projeto que deu título de cidadania honorária a João Preis, Dr. Batista (foto) destaca o trabalho do ex-secretário em favor de Maringá e região
O chefe do escritório regional da Casa Civil, Dr. Batista, lamentou hoje o falecimento do empresário João Preis, falecido ontem aos 89 anos. Dr. Batista é o autor do título de cidadania honorária do Paraná ao ex-sceretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Maringá.
O projeto de lei foi justificado pelo ex-deputado estadual pelo fato de João Preis ter sido o responsável pela criação de vários parques industriais e centros comerciais em Maringá. “O desenvolvimento do município muito se deu por conta do empenho e dedicação de João Preis”, ressaltou Dr. Batista
João Preis, filho de Edmundo Preis e Paulina Back, nasceu em Forquilinha (SC), estudou no Seminário de Luzerna (SC) e no Seminário Franciscano de Rio Negro (PR). Veio para Maringá em 1956, trabalhando na Transportadora Cerval. Com Ana Refundini, com quem se casou em 1960, tiveram quatro filhos (Jane, Max, Lincoln e Luciano). Ao longo de sua vida foi conhecido por ser dinâmico, o que ajudou a atrair grandes empresas para Maringá, em áreas diversas, como confecções, calçados, indústria de gelatina e calçados, com a preparação de mão de obra apoiada pela secretaria.
O Parque dos Cerealistas e a Bolsa de Cereais de Maringá nasceram durante o período em que esteve na prefeitura, nas gestões Said Ferreira. Em 1988 foi candidato a prefeito e em 1990 foi deputado estadual, autor de projetos voltados para Maringá e região. Preis sempre defendeu a captação da água do rio Ivaí por Maringá. Deixou a política e dedicou-se a cuidar de sua propriedade rural. O velório acontece na Capela do Prever da Zona 2 e o sepultamento acontecerá às 17h.