Gol apresenta escada com acessibilidade

O equipamento com elevador é um projeto piloto e inaugurado hoje no Aeroporto de Maringá; a escada, que humaniza o embarque, é tema de projeto de lei apresentado pelo deputado Luiz Nishimori
A Gol Linhas Aéreas inaugurou hoje em Maringá a escada de acesso com elevador, equipamento de acessibilidade infraestrutural, de forma pioneira na América Latina. O equipamento estava em teste e, no final de abril, o deputado federal Luiz Nishimori (PSD), ao ver o protótipo, apresentou projeto de lei dispondo sobre a obrigatoridade de plataformas ou finger móveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em aeroportos que não disponham de rampa ou ponte de acesso, ou em caso de indisponibilidade dessas estruturas.
Hoje sua mulher, a vereadora Akemi Nishimori (PSD), esteve presente à inauguração. O projeto de Luiz Nishimori aguarda parecer do relator na Comissão de Viação e Transportes, na Câmara Federal.
Com design original projetado pela Gol e construção por uma empresa de Maringá, a escada de acesso com elevador possibilita, com equidade, a elevação de clentes em aeroportos. O equipamento móvel permite aos Clientes, sejam eles pessoas com deficiência ou não, o acesso com segurança, autonomia e conforto às aeronaves. E, o melhor, de forma simultânea e híbrida, sem distinção, respeitando as necessidades e características de cada um.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP) e de cidades da região, representantes da GOL, como Felipe Sobrinho, gerente de Pertencimento, e Bruno Bartolo, analista de Pertencimento, e imprensa convidada. Da Easy Ground Service Solutions, entre outros, compareceu à inauguração o proprietário e diretor Comercial, Higor Zanco.
O piloto, concretizado e apresentado publicamente, envolveu as áreas de Atendimento, Aeroportos, Experiência do Cliente, Procedimentos, Acessibilidade, Pertencimento, Academia de Águias e Infraestrutura da companhia aérea.
No Aeroporto de Maringá, a Gol vinha utilizando até então as cadeiras escaladoras modelos Stair-Trac e Liftkar para esse fim. Para além do conforto dos Clientes, há outros ganhos com a utilização da nova escada, como os operacionais. Se com a cadeira escaladora o tempo médio de acesso ao avião era de 4 minutos, com a escada é de 49 segundos. Apenas um colaborador agora se envolve no processo de embarque ou desembarque por meio desse equipamento, contra três colaboradores anteriormente exigidos na utilização da cadeira escaladora. A expectativa da Gol é que a nova escada possa chegar em breve a aeroportos de grande porte, ainda sem previsão de data.
“Com o propósito de ser a primeira para todos, a Gol mais uma vez, oferece uma solução inteligente para promover a acessibilidade e a equidade na indústria da aviação. Sabemos que o caminho é longo e há muito ainda a se fazer. Porém, a inauguração da Escada de Acesso com Elevador nos enche de orgulho e otimismo, por se tratar de um equipamento inclusivo que traz ainda mais eficiência para a operação. Nós sonhamos, projetamos e, por fim, concretizamos, com o apoio de uma fábrica parceira, a escada que embarca e desembarca todos os nossos Clientes, tenham eles deficiência ou não”, afirmou Felipe Sobrinho, gerente de Pertencimento da empresa.

Mais acessibilidade – A Gol dispõe de outros instrumentos de acessibilidade, entre eles a rampa de acesso, instalada em 9 terminais aéreos brasileiros. Esse projeto foi desenvolvido para superar desafios de acessibilidade infraestrutural por meio do desenho universal, de acordo com as normas da ABTN/NBRs. O equipamento de solo, com altura regulável, promove embarques e desembarques mais inclusivos, seguros e equitativos.
Pelo advento da rampa de acesso, a Gol recebeu a láurea de Inovação e Acessibilidade (Empresa Aérea), referente a 2024, na premiação Aviação + Brasil, que aconteceu em maio de 2025 e é promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Também em 2025, assim como aconteceu no ano passado, a companhia conquistou o prêmio Asas Para Todos/Acessibilidade 2025, conduzido pelo Governo Federal em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e Anac.
No último dia 20 a Gol iniciou a distribuição de Cordões de Girassol em quatro hubs no Brasil: Congonhas (CGH), Guarulhos (GRU), RIOgaleão (GIG) e Brasília (BSB). O Cordão de Girassol é um símbolo globalmente reconhecido para pessoas com deficiências ocultas. Essa iniciativa visa promover uma experiência de viagem mais acessível e humana aos Clientes da Companhia. Todo o time de aeroportos da Gol foi capacitado para oferecer um atendimento inclusivo e respeitoso.
A prática de uso do cordão surgiu no Aeroporto de Gatwick, em Londres, por iniciativa dos próprios colaboradores, e rapidamente se consolidou como um símbolo de acessibilidade. O uso do cordão sinaliza visualmente que o passageiro pode dispor de uma deficiência oculta, e que poderá contar com atendimento prioritário. (C/ Assessoria)
Fotos: Reprodução/Divulgação
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