Semelhanças com o ‘Caso Pupin’


Voto surpreendente de ontem no STF lembrou o que ocorreu também no TSE
Caso Pupin foi um neologismo que criamos para nos referirmos ao processo de inelegibilidade do então candidato a prefeito de Maringá, em 2012, e que fora vice nos dois primeiros mandatos de Silvio II, tendo nos dois exercido, por largo período de tempo o cargo de prefeito, inclusive nos seis meses antes do pleito para o qual era candidato a prefeito. Portanto, pela lei eleitoral, estava inelegível, pelas duas situações e o TRE- PR, por 6 a O, confirmou este entendimento.
Pupin nem poderia disputar, mas recorreu ao TSE e o recurso caiu no ministro Marco Aurélio, que concedeu liminar e ele concorreu sub judice. Esperava-se que no colegiado a liminar cairia e Enio Verri seria o prefeito. Mas com um voto surpreendente, tanto quanto o de Fux, ontem, o relator votou pela reforma da decisão do TRE e sobre o caso fizemos diversas postagens, mandamos e-mails para os ministros, mas não teve jeito.
Vejam algumas postagens da época. Nós (eu o Rgon) demos trabalho, mas no final prevaleceu um dos maiores erros judiciários, acredito. Vejam aqui, aqui e aqui.
Foto: Arquivo/TSE
*/ ?>
