Confusão na BCE após eleição de comissão eleitoral para pleito no DCE
Foi eleita ontem a comissão eleitoral da próxima eleição no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Maringá, e ao final houve barulho e confusão. Consta que um aluno invadiu a recepção, querendo chamar membros da comissão para a pancadaria. Um vídeo circula em aplicativo de mensagens com a encrenca.
A assembleia geral dos estudantes, com entidades e centros acadêmicos, aconteceu na Biblioteca Central e um integrante da comissão, que chegou a ser chamado de fascista, teve que sair pelos fundos da BCE, escoltado por vigilância da UEM.
A assembleia foi chamada para aprovação de atas e prestação de contas do DCE, balanço da gestão UEM Presente e votação da comissão. Em rede social, diretórios acadêmicos apontam que a convocação da assembleia geral pela gestão encerradas (ela foi reeleita em setembro de 2024) “constitui descumprimento direto das disposições estatutárias”.
“É importante destacar que este não é o único ponto em que a ex-gestão do DCE da UEM vem descumprindo deliberadamente o Estatuto, comprometendo a legitimidade do movimento estudantil e violando o princípio democrático que rege a representação discente. Diante desse cenário, é preciso se posicionar contra decisões unilaterais tomadas por um grupo que sequer integra mais o Diretório”, comentou postagem do Carhrfd (Direito) e Cahnacuem (História), ao convocar manifestação em frente à sala do DCE “para reivindicar a renovação democrática e a efetiva participação dês estudantes na política estudantil”.
O MN busca saber sobre a composição da comissão eleitoral e outras informações.
