‘Voto sim’

Deputado maringaense diz que votará favorável à anistia

Ontem, diretor de Porto Alegre, o deputado federal Luiz Nishimori (PSD), informou que vai votar a favor da anistia dos que tentaram o golpe de estado. Ele disse compreender “que a democracia se fortalece quando assegura o equilíbrio entre justiça e garantias constitucionais”.

“É preciso reconhecer que, embora tenham ocorrido excessos naquele dia, também houve a prática de atos de abuso de autoridade em diversas situações, com prisões arbitrárias, processos conduzidos sem a devida observância ao contraditório e penalidades desproporcionais”, postou em rede social, não deixando claro se defende anistia também para os autores, condenados recentemente pelo STF.

“Defender a anistia não significa ignorar os erros cometidos, mas sim reafirmar que o Estado Democrático de Direito não pode se sustentar em perseguições ou julgamentos seletivos. A anistia é um instrumento legítimo, previsto em nossa Constituição, e historicamente utilizada em momentos de reconstrução da convivência democrática. Dessa forma, entendo que a anistia é necessária para pacificar o país, corrigir abusos e assegurar que todos sejam tratados com justiça e dignidade. O futuro do Brasil deve ser construído com diálogo, respeito às instituições e defesa intransigente da liberdade”, afirmou..