Acusado de assédio é afastado

Professor da Vitru/UniCesumar acusado de assédio responde sindicância e foi afastado cautelarmente

Na última terça-feira uma denúncia anônima foi enviada a veículos de comunicação sobre uma suposta prática de assédio e discriminação contra um professor da UniCesumar, que pertence ao grupo Vitru Educação, um grupo de educação a distância que também controla a marca Uniasselvi. 

“Não se trata apenas de irregularidades administrativas, mas de violação brutal da dignidade humana. A cada dia que o professor permanece no cargo, a integridade e a saúde mental de outros estudantes continuam em risco”, diz a denúncia. Foi aberta a apuração interna e o professor foi afastado.

O caso envolve um professor-coordenador, e está sob investigação do Conselho de Auditoria Interna da Vitru. Ele é acusado de práticas reiteradas de assédio moral, assédio sexual, coação psicológica e perseguição acadêmica contra alunos e alunas. Um estudante teria tirado a vida após ser coagido a renunciar à sua bolsa de estudos. Consta que o jovem chegou a gravar a conversa com o professor.

Questionada a respeito, a UniCesumar/Vitru manifestou em nota que “repudia veementemente qualquer prática de assédio e discriminação. Assim que tomamos conhecimento sobre eventuais desvios de conduta, foram adotadas medidas rigorosas de acordo com as práticas de integridade e ética da universidade. A instituição instaurou uma sindicância administrativa e decidiu afastar cautelarmente o professor envolvido para apurar os fatos com isenção, garantindo seriedade, independência e responsabilidade no processo”.

Ilustração: Arquivo