Ícone do site Angelo Rigon

Dia de julgamento

Caso envolvendo suposta candidatura fictícia no PSD de Maringá é o primeiro item da sessão de hoje do TRE-PR

Acontece hoje no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná o prosseguimento do julgamento do caso da chapa de candidatos a vereador do PSD maringaense. A Procuradoria Geral Eleitoral deu parecer pela reforma da sentença de primeiro grau e pediu a cassação da suposta candidatura fictícia de Isa da Comunicação, que estava na Itália quando foi feito o registro, em tese, para completar a cota de gênero. Ela não fez campanha em suas próprias redes socais e obteve 11 votos.

O relator, desembargador eleitoral Osvaldo Canela, votou contra a improcedência do recurso; em outros casos, houve cassação do registro e anulação de todos os votos recebidos pela chapa, como em Campo Mourão, onde uma candidata também estava na Itália na época da eleição e dois vereadores do PP perderam os cargos, após retotalização dos votos. O caso é o primeiro dos 17 itens a serem apreciados hoje.

Na sessão de julgamento do dia 24, Canela foi seguido da desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi, e a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani, com apoio do desembargador Luiz Osório Moraes Panza, por conta de dúvidas. No total serão sete votos. Caberá recurso, independentemente de resultado.

Foto: Arquivo

Sair da versão mobile