Curitibana é finalista do Prêmio Jabuti 2025

Em uma edição marcada pela predominância masculina, Vanessa C. Rodrigues se destaca com sua indicação com a tradução de ‘As Aventuras de Pinóquio’
Com predominância masculina entre os indicados ao Prêmio Jabuti 2025, a curitibana Vanessa C. Rodrigues se destaca ao conquistar uma indicação na categoria Tradução com o livro As Aventuras de Pinóquio, publicado pela Maralto Edições.
O clássico de Carlo Collodi, publicado originalmente em 1883, ganhou nova vida com a tradução integral realizada por Vanessa C. Rodrigues. Muito além da versão popularizada pela animação da Disney, a narrativa rica e multifacetada acompanha a jornada de um boneco de madeira criado por Gepeto que sonha em se tornar um menino de verdade. Ao longo da história, Pinóquio encontra personagens icônicos como o Grilo Falante, a Fada, a dupla Gato e Raposa e o Tubarão.
Repleto de aventuras, o livro combina fantasia e humor com momentos de reflexão e dureza, evidenciando o crescimento moral e emocional do protagonista. Pinóquio aprende sobre compaixão, amizade e honestidade enquanto enfrenta as consequências de seus atos impulsivos e imaturos. Um personagem fascinante, contraditório, inocente e astuto — traços que consolidam a obra como um clássico universal e atemporal.
Os vencedores das 23 categorias do Prêmio Jabuti — distribuídas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação — serão anunciados em 27 de outubro, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento, restrito a convidados, terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube. Os premiados receberão a tradicional estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. (Assessoria)
Foto: Divulgação