Morre Fernando Ferraz

Nascido em Portugal, fundou o grupo FA Maringá, um dos maiores fabricantes de colchões do país

Faleceu no início da madrugada deste domingo o empresário Fernando José Faria de Ferraz, aos 85 anos. Fundador do grupo FA Maringá, que produz 1 milhão de peças por ano, em 2013 ele foi escolhido Empresário do Ano.

Nascido em Vila Nova Ourém, Portugal, em 1957 veio trabalhar para o Brasil como caixeiro viajante na S/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Em 1961 foi para Guaíra, com o irmão Mário José, onde teve um estabelecimento de tecidos. casou-se com Bronia Erna Wunderlich Ferraz e teve 5 filhos. Em 1964 fundou a Fábrica de Acolchoados Maringá Ltda., produzindo em torno de 250 unidades de acolchoados dia. Fundou a empresa Confecções Bandeirantes Ltda., em 1970, ano em que também deu início à fabricação de espuma de poliuretano e colchões.

Em 1996 ele foi condecorado pelo presidente português Mario Soares com a Comenda da Ordem do Mérito Industrial; no mesmo ano foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e depois o título de “Guerreiro do Comércio” da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná). Foi presidente do Centro Português de Maringá, que tem Leiria como cidade-irmã em Portugal. Participou do Elos Clube de Maringá, Rotary Clube de Maringá Norte e foi diretor do Núcleo Social João XXIII.

O velório terá início às 8h30, na sala nobre da Capela do Prever da Zona 2, e o sepultamento acontecerá no final da tarde no Cemitério Municipal de Maringá. Em 2019 ele foi homenageado pela Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões). Veja abaixo.

Foto: Reprodução/Abicol