Ícone do site Angelo Rigon

Será mesmo o fim?

Orquestra Filarmônica da UniCesumar, fundada há mais de 22 anos, pode encerrar atividades; Vitru diz que avalia a continuidade

Criada há mais de 22 anos, a Orquestra Filarmônica Unicesumar estaria se preparando para encerrar atividades em dezembro deste ano. As últimas apresentações ocorreriam neste Natal. A Ofuc tem 45 músicos, que participaram de dezenas de concertos no Paraná e São Paulo, tendo à frente o maestro Davi Oliveira.

A notícia circula extraoficialmente, mas a Vitru Educação, proprietária do estabelecimento de ensino, ainda não se manifestou. A Vitru tem como CEO desde março do ano passado William Victor Kendrick de Matos Silva. Os músicos são contratados por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), formalizando a atividade pontual sem criar vínculo empregatício. 

A orquestra, que tem um canal no YouTube com algumas de suas apresentações, foi criada em janeiro de 2003 e gravou vários CDs e DVDs ao vivo e ao longo deste tempo, além de apresentações em diversos locais, recebeu vários títulos pelo trabalho musical desenvolvido, que, além da música clássica, inclui a execução de obras populares nacionais e internacionais, operísticas, sacras e trilhas sonoras. Uma de suas missões é a formação de plateia, “levando a música ao alcance de todas as pessoas”.

Avaliação – Nesta quinta-feira a Vitru Educação, mantenedora da marca UniCesumar, divulgou nota informando que “acredita que a cultura e a arte são importantes aliadas da educação e da transformação social, por isso, tem patrocínios e incentivos ativos em diferentes áreas além da música, como o MASP, por exemplo. Especificamente na cidade de Maringá, a Instituição avaliará a continuidade da Orquestra Filarmônica da UniCesumar (Ofuc).”

Foto: Reprodução

Sair da versão mobile