Matéria e espírito, visões de um físico nuclear


Charon diz que o espírito está imerso em boa parte das teorias físicas, mas nem sempre lhe dão importância
Não é um livro fácil. Também pudera. Estudar o espírito com base em teorias da física quântica. “O espírito – este desconhecido”, do físico nuclear, filósofo e escritor francês Jean Charon. A sugestão de ler o livro veio de uma breve fala do médium Laércio Fonseca, no YouTube. Gosto de assuntos que tratam de metafísica. Coisas que a gente ainda não compreende bem, mas busca respostas. Ele falou sobre um assunto que envolvia física quântica e sugeriu o livro de Charon.
Nas páginas iniciais, o autor cita Santo Agostinho: “O mundo é tal como ele nos parece, feito de coisas que não aparecem”. Para ele, física e metafísica são disciplinas complementares que contribuem para o conhecimento do Universo. Mas só fazem sentido se matéria e espírito fizerem parte dos métodos de pesquisas e das linguagens deste dois ramos do conhecimento. Charon diz que o espírito está imerso em boa parte das teorias físicas, mas nem sempre lhe dão importância.
Afirma que Isaac Newton, por exemplo, foi além do “ver apenas o que queremos ver”. Segundo ele, o “pai da gravidade” teria indagado: “Não seria possível que os corpos e a luz se transformem uns nos outros?” Assim, ele teria distinguido dois tipos de luz: Uma fenomênica, que vemos, e outra numênica, que seria virtual. Esta seria portadora do que chamamos espírito. “Para Newton, Deus intervinha na natureza por intermédio do espírito (a luz numênica)”, acrescenta.
Charon afirma que a maioria dos cientistas se ocupou em “refutar Deus” e minar a credibilidade da metafísica, se distanciando de qualquer tese de natureza espiritualista. Ignoram que existe um espaço-tempo do espírito junto ao espaço-tempo da matéria. “O espaço-tempo do espírito, até agora, passara desapercebido dos físicos, pois só se descobre sua existência no interior de certas minúsculas partículas elementares que entram na constituição da matéria”, declara.
Não é fácil detalhar explicações e teorias de “O espírito – este desconhecido” nesta breve resenha. É importante que quem se interessar pelo assunto que leia o livro. Nele há informações valiosas, que suscitam reflexões. Como diz o autor: “Cada uma das partículas que formam nosso corpo possui o conjunto de informação que caracteriza, por seu conteúdo, o que chamamos de “nosso espírito, nossa pessoa, nosso ‘Eu’”. Portanto, fica a dica. Não é sempre que deparamos com um cientista a falar do espírito. O livro custa em torno de R$ 30 em sebos virtuais.
*/ ?>
