Estado destina 82 veículos a municípios

O objetivo é reconhecer e incentivar o desenvolvimento de ações voltadas às mulheres e ampliar a estrutura das gestões municipais. Quatro cidades da microrregião 9 foram contempladas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, em articulação com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, divulgou a lista de 82 municípios que serão contemplados com veículos destinados a ações de atendimento e promoção de políticas públicas para mulheres. Da microrregião de Maringá, foram contemplados os municípios de Astorga, Paiçandu, Itambé e Sarandi.
A iniciativa integra as ações estratégicas de fortalecimento da rede municipal de enfrentamento à violência e promoção da igualdade de gênero, assegurando mais mobilidade, alcance e eficiência na execução das políticas públicas voltadas às mulheres.
Em março deste ano, a Semipi já havia feito a entrega de 72 veículos a municípios com OPMs (Organismos de Políticas para Mulheres) ativos. Considerando a evolução da gestão municipal das políticas para as mulheres e o aumento da demanda por estrutura e mobilidade, se buscou novos recursos para contemplar mais cidades, alcançando o total de 82 novos veículos. Para viabilizar essa expansão, foi publicada a resolução n.º 146/2025, que reabriu o processo de habilitação e ampliou o alcance da política estadual de fortalecimento dos Organismos.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que esta iniciativa simboliza o compromisso do Governo do Paraná em estruturar as políticas para mulheres em todas as regiões. “Esses veículos significam mais do que infraestrutura, pois incentivam a autonomia, presença e cuidado. Cada entrega fortalece a rede de proteção e garante que as políticas cheguem aonde as mulheres estão, com mais rapidez e qualidade no atendimento”, afirmou.
PROGRAMA – O repasse dos veículos faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O objetivo é valorizar as gestões locais que promovem políticas de equidade de gênero e contribuir para que mais mulheres tenham acesso a serviços de apoio, proteção e inclusão social.
Os veículos doados serão utilizados na estruturação das secretarias ou coordenadorias da mulher, bem como no reforço de serviços como Centros de Referência e Atendimento à Mulher (Crams), unidades de acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade, capacitação e iniciativas de autonomia econômica.
Lista com os municípios contemplados: Agudos do Sul, Anahy, Antonina, Arapongas, Arapoti, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Bandeirantes, Barracão, Boa Vista da Aparecida, Bocaiúva do Sul, Bom Jesus do Sul, Campina da Lagoa, Campo Largo, Cândido de Abreu, Castro, Corbélia, Corumbataí do Sul, Cruzmaltina, Curiúva, Espigão Alto do Iguaçu, Faxinal, Florestópolis, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, General Carneiro, Godoy Moreira, Goioxim, Guamiranga, Iguatu, Inajá, Itambé, Itaperuçu, Jacarezinho, Jaguariaíva, Jesuítas, Jussara, Lapa, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Lindoeste, Mandirituba, Manoel Ribas, Matelândia, Matinhos, Nova Laranjeiras, Nova Londrina, Nova Prata do Iguaçu, Nova Santa Bárbara, Paiçandu, Palmital, Paraíso do Norte, Pinhal de São Bento, Piên, Planaltina do Paraná, Ponta Grossa, Porto Vitória, Quatiguá, Ramilândia, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Santana do Itararé, Santo Antônio do Sudoeste, Sarandi, Sengés, São Carlos do Ivaí, São Jerônimo da Serra, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, São Tomé, Sertaneja, Siqueira Campos, Teixeira Soares, Terra Boa, Terra Roxa, Tijucas do Sul, Tomazina, Tupãssi e Vitorino. (AEN)
Foto: Robson Mafra/Sempi
*/ ?>
