A caminho da CBF

Em documento, parlamentares estaduais apoiam reconhecimento oficial de títulos nacionais do extinto Grêmio Esportivo Maringá
Um ofício assinado por todos os deputados estaduais do Paraná foi protocolizado no sistema de gerenciamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Infolep) endereçado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O documento manifesta apoio à mobilização do Museu de Esportivo de Maringá pelo reconhecimento oficial dos títulos nacionais de 1968 e 1969 conquistados pelo Grêmio Esportivo Maringá (saiba mais).
O apoio de todos os parlamentares reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a valorização da história e da memória esportiva do Paraná, diz texto divulgado aos gabinetes.
Esta é a segunda tentativa feita no sentido do reconhecimento de títulos de torneios nacionais em 1968 e 1969 (o clube foi extinto em 1971). A primeira, em 2010, foi feita por um clube que também usava o nome Grêmio.
Ofício – No documento, com data de hoje e assinado inicialmente pelo deputado estadual Soldado Adriano José (PP), manifesta ao presidente da CBF, Samir de Araújo Xaud, apoio ao movimento encabeçado pelo Museu Esportivo de Maringá (MEM), presidido pelo jornalista e escritor Antonio Roberto de Paula, que busca o
reconhecimento oficial, por parte da Confederação Brasileira de Futebol, dos dois títulos nacionais conquistados pelo Grêmio Esportivo Maringá: o Torneio Centro-Sul de Futebol de 1968, competição inter-regional brasileira disputada por clubes das regiões Sul e Centro do país, vencida pelo Grêmio Esportivo Maringá após triunfos sobre o Villa Nova Atlético Clube (MG) nas finais, nos dias 2 e 8 de fevereiro de 1969; e o Torneio dos Campeões da CBD de 1969, organizado pela então Confederação Brasileira de Desportos, reunindo os campeões nacionais de 1968 – Santos Futebol Clube, Botafogo de Futebol e Regatas, Sport Club
do Recife e Grêmio Esportivo Maringá – competição da qual o clube paranaense sagrou-se campeão, após duas vitórias sobre o Sport Recife e dois empates com o Santos Futebol Clube.
“O processo de reconhecimento histórico desses títulos está sendo conduzido pelo Museu Esportivo de Maringá, por meio de uma comissão especial composta por Antonio Roberto de Paula, pelo ex-atleta e ex-secretário municipal de Esportes Walter Guerlles e pelo pesquisador Ortílio Carlos Vieira, referência no estudo do futebol profissional maringaense.
O acervo reunido pelo Museu — composto por documentos oficiais, reportagens de época, correspondências e registros esportivos — comprova a legitimidade das conquistas e demonstra a relevância do Grêmio Esportivo Maringá para a história do futebol brasileiro.
A oficialização desses títulos pela CBF representará um gesto de justiça histórica e valorização da memória esportiva nacional, além de resgatar o protagonismo de um clube paranaense que, em sua época, competiu de igual para igual com algumas das maiores forças do futebol brasileiro.
Diante do exposto, solicitamos a essa respeitável Confederação a análise documental e técnica do caso, a fim de que, constatada a veracidade e legitimidade dos fatos, seja conferido o devido reconhecimento oficial dos títulos nacionais de 1968 e 1969 ao Grêmio Esportivo Maringá”, diz o ofício.
Fotos: Reprodução
*/ ?>
