Audiências debatem desespecialização e desregionalização da política judiciária

Em Maringá, evento será no dia 19, na sede da subseção local

A Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, em parceria com a OAB Paraná, realiza neste mês duas audiências públicas com o tema “A política de desespecialização e desregionalização na política judiciária paranaense”. Os encontros acontecem na quinta-feira, 13, às 14h, em Cascavel, e na quarta-feira, 19, às 14h, em Maringá, ambos nos auditórios das subseções da OAB nas respectivas cidades.

As audiências foram propostas pelo deputado Requião Filho e serão conduzidas pelo presidente da Frente Parlamentar, deputado Gugu Bueno. O objetivo é promover um espaço de diálogo sobre os impactos da recente decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná, que determinou a desespecialização das varas do interior e a concentração das varas especializadas em Direito Empresarial, Recuperação e Falências em apenas três unidades na capital.

A medida contraria a recomendação nº 56/2019 do Conselho Nacional de Justiça, que incentiva a especialização e a regionalização das unidades judiciais, com polos distribuídos a até 200 quilômetros entre si. Essa diretriz busca garantir decisões mais qualificadas, baseadas no conhecimento das realidades locais, além de mitigar os impactos sociais e econômicos decorrentes de processos de recuperação e falência.

A implementação das varas especializadas, iniciada em 2024, foi considerada uma conquista da advocacia paranaense, com apoio da OAB Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e de outras entidades. Diante da relevância do tema, as audiências públicas buscam ouvir a advocacia, o setor produtivo e demais instituições interessadas, a fim de construir propostas que contribuam para o fortalecimento da justiça regional e especializada no Estado. (Assessoria)

Foto: Google Street View