Fico muito preocupado se a operação será boa para o conjunto dos munícipes contribuintes ou beneficiará somente alguns
Atenção senhores vereadores, imprensa, Observatório Social e contribuintes maringaenses. Vejamos detalhes de uma grande operação de empréstimo que a a Prefeitura de Maringá, por ideia do secretário de Fazenda, segundo o prefeito, pretende contratar, possivelmente com bancos privados.
Edital nº 01/2025 – Sefaz – Chamamento Público – Contratação de instituitlção financeira. Objeto: O município de Maringá torna público o presente Chamamento Público, sua intenção de contratação de operação de crédito no valor de até R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais) (…), para a formalização de operação de crédito destinada à reestruturação da dívida pública (conforme tabela abaixo).A operação de crédito visa garantir a sustentabilidade financeira municipal, o planejamento estratégico das finanças públicas e o atendimento a investimentos e serviços públicos prioritários. Vejam mais detalhes aqui, a partir da página 6. Assinam o documento: Jefferson Rodrigo Alves, agente administrativo,- Alessandro Barbosa, secretário interino de Fazenda, Tiago Renan Barros, secretário de Governo, e Silvio Magalhães Barros II.
Meu comentário (Akino): Como contribuinte, comungo da mesma preocupação que demonstrou o vereador Professor Pacífico. Fico muito preocupado se a operação será boa para o conjunto dos munícipes contribuintes ou beneficiará somente alguns. Mas temos convicção que os 23 zelosos vereadores cumprirão o papel de fiscalizadores e só permitirão a conclusão do negócio , se for bom para ambas as partes. De minha parte acho que o normal seria negociar diretamente dos os bancos que emprestaram, mas imagino que isso não atenderia certos interesses.
PS: Chama a atenção que quem assina o edital não é o secretário titular, que estava afastado.
Imagem gerada por IA
