Informação incompleta

Vídeo sobre moto em vaga de veículo não é bem do jeito que vereador colocou em rede social

O vereador Professor Pacífico (Novo) postou um vídeo que pode levar a motociclistas a cometerem erros, contrariando o Código de Trânsito. Na postagem, em forma de alerta, ele diz que agora as placas de sinalização do centro aparecem com a proibição de motos em vagas destinadas a carro.

Não, não é coisa nova. As placas com esta informação – “Proibido motos (sic) em vaga de autos”- sempre existiram, previstas em decreto municipal de 2007, assinado pelo então prefeito Silvio Barros II (PP) e que regulamentou o sistema de estacionamento rotativo de Maringá

Outro detalhe: só valem para as áreas do EstaR, o estacionamento público regulamentado. Nas demais vagas públicas, prevalece o Código de Transito Brasileiro: Se a vaga de estacionamento não for exclusiva para carros e a moto não estiver atrapalhando a passagem de outros veículos, é permitido estacionar as motos nas vagas. O CTB não faz essa proibição. Entretanto, se houver sinalização de vaga exclusiva para carros, motociclistas podem receber multa (caso específico do EstaR).

Outra situação, lembrada em reportagem do nd+ sobre o tema: se você se deparar com uma moto ocupando uma vaga inteira de carro e considerar movê-la para liberar o espaço, preste atenção: é proibido manusear o veículo sem a permissão do proprietário para desocupar a vaga.

Foto: Reprodução