Morre o professor Dennis Bertolini

Ele participou de estudos relevantes sobre HIV, dengue e a disseminação do coronavírus na região de Maringá

Faleceu na tarde de hoje o professor Dennis Armando Bertolini, 65. A Universidade Estadual de Maringá emitiu nota destacando que ele deixa uma trajetória marcante no ensino, na pesquisa e na gestão universitária. O velório acontece na sala nobre 1 da Capela do Prever do Cemitério Parque e a cerimônia de despedida acontecerá às 17h desta quinta-feira.

Especialista em epidemiologia, diagnóstico e controle de doenças infecciosas virais, Bertolini participou de estudos relevantes sobre HIV, dengue e a disseminação do coronavírus na região de Maringá. 

Seu trabalho o tornou uma referência para a imprensa local, sendo frequentemente convidado a comentar surtos e medidas de prevenção de doenças como febre amarela e covid-19.

Graduado em Farmácia pela UEM (1984), Bertolini concluiu o Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) também na instituição (1994) e obteve o Doutorado em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2002.

Atuava como professor associado do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS), além de ter sido coordenador do Laboratório de Virologia Clínica da UEM. 

Ele ainda exercia o cargo de diretor do Centro de Ciências  da Saúde a partir de 2024 e foi candidato a vice-reitor em 2022, integrando a chapa “UEM: IntegrAção”. (C/ASC/UEM)