‘Atenção em saúde’ recebe homenagem

Projeto de extensão da UEM na área da saúde será homenageado pela Alep

Por iniciativa do deputado estadual Jairo Tamura (PL), de Londrina, a Assembleia Legislativa do Paraná vai homenagear um projeto de extensão universitária desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá junto à Secretaria Municipal de Saúde. A homenagem acontecerá em data a ser definida.

O projeto “Atenção em saúde: Integrando práticas de saúde com a comunidade para a formação interprofissional no ensino superior”, coordenado pelos professores Roberto Kenji Nakamura Cuman e Vagner Batista, proporciona a atuação de acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação da área da Saúde da Universidade Estadual de Maringá em atividades de extensão voltadas para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

São objetivos da iniciativa promover a educação em saúde, visando aumentar o conhecimento da população sobre práticas preventivas; proporcionar atendimentos multidisciplinares à população, focando na promoção da saúde e prevenção de doenças; reduzir o tempo de espera por exames no sistema público e orientar para encaminhamento ao acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS); fomentar a formação prática e a integração entre os estudantes dos diversos cursos da área da saúde; e fortalecer a integração da Universidade pública com a comunidade, por meio de atividades extensionistas em saúde.

Histórico – A vinculação das atividades de saúde à curricularização da extensão e às parcerias com os municípios representa um passo fundamental para a formação de profissionais de saúde mais alinhados com as necessidades da sociedade e para a melhoria da assistência e gestão em saúde local.

No início, o Centro de Ciências da Saúde da UEM ofertava a disciplina de “Atenção em Saúde” com atividades dos alunos da primeira série dos cursos da área de Saúde especificamente em unidades básicas de saúde de Maringá. Como trabalho final de disciplina, os estudantes realizavam uma proposta de intervenção em cada setor, envolvendo uma avaliação para melhorias pontuais nos serviços da UBS. Posteriormente, com a curricularização da extensão impostas pelas diretrizes do MEC, a disciplina de aspecto teórico-prático foi transformada em disciplina extensionista, aproximando cada vez mais a Universidade da comunidade.

O projeto de extensão “Atenção em Saúde” foi inicialmente concebido para garantir as atividades extensionistas da disciplina, mas foi ampliado para proporcionar também a atuação de estudantes de todas as séries em eventos de saúde e assistência. O professor Roberto Cuman agiu como docente pioneiro do projeto agregando docentes da área da saúde da UEM, e organizando as atividades desenvolvidas. Também, atuou na integração de docentes do CCS/UEM com os setores de saúde da Prefeitura Municipal de Maringá.

As primeiras atividades do projeto de extensão foram realizadas em meados de 2023 com a atuação dos cursos da área da saúde em eventos comunitários no Espaço Saúde, desenvolvido inicialmente em UBS do município, e também nas ações da Prefeitura nos Bairros. Foram realizadas atividades em distritos do município e também atividades em conjunto com a 15ª Regional de Saúde.

Atualmente, o projeto de extensão contribui com ações da governança municipal e mantém atividades de atendimento em saúde e assistência à comunidade, integrando as ações da Prefeitura de Maringá juntamente com outras secretarias de assistência e cuidado à população.

As atividades do projeto de extensão Espaço Saúde estão subdivididas de acordo com os cursos de graduação da área da Saúde da UEM e áreas de expertise, com os seguintes atendimentos sendo realizados: Odontologia: campanha de orientação sobre escovação e higiene bucal; Educação Física e Nutrição: avaliação física, atividades de recreação, orientações sobre alimentação saudável e consumo de água; Farmácia: orientação sobre o uso de medicamentos e campanha contra automedicação, orientações sobre plantas medicinais e fitoterápicos. Orientações sobre plantas tóxicas e animais peçonhentos. Enfermagem: orientações sobre higiene pessoal, aferição de pressão e temperatura, orientações para saúde da mulher, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Medicina: orientações sobre o conhecimento do corpo humano e orientações para encaminhamento ao atendimento de saúde pelo Sistema Único de Saúde. Biomedicina: realização de exames bioquímicos que possam ter resultados liberados no momento, como tipagem sanguínea, glicemia, dentre outros. Psicologia: orientações sobre depressão, saúde mental e saúde do homem.

Os atendimentos são feitos por equipes multidisciplinares de estudantes de graduação e pós-graduação, supervisionados por professores e profissionais experientes dos diversos cursos da área da Saúde da UEM. Durante a aplicação de cada atividade, a população é convidada a avaliar a qualidade do atendimento por meio de aplicativo e questionários. (C/ Assessoria)

Foto: Arquivo