Sete décadas

Arquidiocese de Maringá comemora neste domingo 70 anos de criação

No dia 1º de fevereiro de 1956, o papa Pio XII assinava a Bula Latissimus Partire Ecclesias, dando início à trajetória oficial da nossa Igreja Particular de Maringá. Hoje, em 2026, a Igreja Católica comemora “com profunda gratidão sete décadas de uma história tecida pela fé, pelo trabalho e pela missão no noroeste do estado do Paraná”.

Para marcar a data, foi lançado o primeiro vídeo institucional da arquidiocese (veja ao final). “Esta obra é um convite para mergulhar na identidade de nossa Igreja Particular e conhecer uma comunidade viva que pulsa em 27 municípios, levando a Boa-Nova a cada criatura sob o impulso do Espírito Santo. A nossa história remonta à criação da diocese, em 1956, e à sua instalação canônica, em 1957, com a posse de dom Jaime Luiz Coelho. Ao longo dos anos, vivemos marcos importantes, como a elevação à categoria de arquidiocese, em 1979, e a criação da Província Eclesiástica de Maringá, em 1980. Hoje, sob o pastoreio de dom Frei Severino Clasen, a arquidiocese é formada por 59 paróquias, mais de 600 comunidades e uma estrutura sólida de evangelização, composta por padres, diáconos permanentes, religiosos e milhares de catequistas que se dedicam à formação de crianças, jovens e adultos”, diz o texto de apresentação do vídeo, produzido pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Maringá.

“A missão da Igreja em Maringá vai além dos muros dos templos. Por meio da ação sociotransformadora, atendemos cerca de 40 mil pessoas todos os meses em entidades que oferecem acolhimento a idosos, recuperação para dependentes químicos, proteção a crianças e apoio a famílias vulneráveis. Nossa presença também se estende para fora do território arquidiocesano, mantendo missionários na Diocese de Guajará-Mirim, na Amazônia, e no continente africano, na Guiné-Bissau. Toda essa estrutura, que inclui também colégios, hospitais e uma ampla rede de comunicação, com rádios, portal e TV, é sustentada pela fidelidade e generosidade do dízimo dos nossos fiéis”.

Em rede social traçou-se uma linha do tempo da Igreja Católica em Maringá:

📜 1956: Criação
No dia 1º de fevereiro de 1956, o Papa Pio XII promulgava a Bula “Latissimas Partire Ecclesias” (Dividir as Igrejas muito extensas). O território foi desmembrado da Diocese de Jacarezinho.

⛪ 1957: Instalação
Embora a bula tenha sido assinada em 56, a Instalação canônica — que é quando a diocese passa a funcionar oficialmente com a presença e posse de seu primeiro bispo — aconteceu apenas um ano depois, em 24 de março de 1957.
Depois da comemorações dos 70 anos de criação (o documento pontifício), em março de 2027 serão celebrados os 70 anos de instalação (a vida ativa da comunidade com seu pastor).

Foto: Reprodução