Fazenda lança pesquisa cidadã para população ajudar a definir o Orçamento

Pesquisa vai identificar as áreas e programas que devem ser prioridade para o próximo ano. As respostas servirão de base para a formulação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias que deverá ser entregue à Assembleia Legislativa até abril
Paranaenses de todas as regiões do Estado poderão ajudar a construir o orçamento de 2027 com apenas alguns cliques. A Secretaria da Fazenda lança hoje a mais nova edição da pesquisa cidadã que vai identificar as áreas e programas que devem ser prioridade para o próximo ano. As respostas servirão de base para a formulação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias que deverá ser entregue à Assembleia Legislativa até abril.
Para isso, a Sefa lançou um formulário online no qual todo cidadão paranaense pode elencar suas prioridades. As sugestões poderão ser enviadas até o dia 24 de fevereiro.
Essa é a segunda vez que a pasta realiza esse tipo de consulta popular. Em 2025, foram coletadas mais de 2.000 respostas que ajudaram a nortear a LDO 2026. Para este ano, o objetivo é ampliar a participação para ter uma visão ainda mais clara das prioridades da sociedade paranaense.
É o que aponta o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, que ressalta a importância desse tipo de iniciativa. “A pesquisa do ano passado foi um sucesso e mostrou como a tecnologia é uma poderosa aliada para fazer com que o cidadão se faça ouvir. Por isso, queremos repetir a dose”, explica. “Queremos que mais paranaenses indiquem suas prioridades para que possamos construir um orçamento que atenda às necessidades reais da população”.
Segundo Ortigara, a pesquisa dá muito mais transparência para as ações do Estado e permite que o paranaense exerça sua cidadania de forma direta. “É a oportunidade de que moradores de todas as cidades, do interior à Capital, apontem o caminho que o Paraná deve seguir”, completa.
EIXOS TEMÁTICOS – Como o próprio nome indica, o PLDO delimita as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual. Desse modo, a participação popular é fundamental, pois é o momento para que o cidadão aponte aquilo que considera prioritário.
Para isso, o formulário se debruça sobre cinco eixos estratégicos: Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania; e Direitos Básicos e Bem-Estar. Em cada um deles, os participantes poderão escolher as opções que acham mais relevantes para o desenvolvimento do Estado, além de poder fazer outras sugestões relacionadas.
“Um dos desafios que temos com a pesquisa deste ano é alcançar a população de diferentes regiões para termos uma visão bastante plural daquilo que o paranaense considera prioridade”, afirma o diretor do Orçamento Estadual, Tadeu Cavalcante. “Tivemos uma experiência muito positiva no ano passado e, por isso mesmo, queremos ampliá-la. Quanto mais resposta tivermos, melhor é o resultado final”.
PRÓXIMOS PASSOS – A consulta online é uma forma de ampliar a participação popular na construção da PLDO, mas não substitui as demais etapas que tradicionalmente ocorrem na elaboração do projeto de lei. Prova disso é que a Secretaria da Fazenda ainda realizará uma audiência pública para retomar a discussão sobre a composição do orçamento de 2027. (AEN)
Foto: José FernandoOgura/AEN
*/ ?>
