Domingo no horto

Horto Florestal de Maringá completa, em 2026, 23 anos que foi fechado ao público

O Horto Florestal de Maringá, que levava o nome de Luiz Teixeira Mendes e já foi orgulho de Maringá, completa este ano mais de duas décadas fechado ao público. Serão 23 anos.

Neste período, chegou a ter, em 2017, tudo acertado para que o espaço retornasse ao município… mas nem todos os prefeitos se chamam Said Ferreira, que peitou a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e registrou para o município a área do Parque do Ingá.

Acima, foto colorizada de um dia qualquer na área onde o horto era gramado para piqueniques e encontros de pessoas, além de um lago. Muitos casais se conheceram ali. No espaço também eram produzidas mudas de árvores que foram plantadas em vias da cidade. Junto com o Bosque 2 e o Parque do Ingá formava o trio de atrações para a população de Maringá e região.

O desapreço das últimas administrações com a história de Maringá é algo incompreensível. Nenhuma memória afetiva – e material, como o caso da praça Napoleão Moreira da Silva, desfigurada quando poderia ser restaurada.

Foto: IBGE/Museu da Bacia do Paraná (colorizada por IA)