Oito mil pessoas já participaram do evento que reúne adeptos de várias partes do Brasil; Rota marca a superação pela prática da bike
Consolidada como uma das iniciativas de maior alcance e visibilidade do calendário oficial de eventos do Município de Londrina, a Rota das Catedrais chega a sua 8ª edição, que irá ocorrer no dia 2 de maio. Londrina recebeu ontem o lançamento da edição 2026 em evento realizado no Auditório da Prefeitura, tendo como anfitrião o prefeito Tiago Amaral, acompanhado dos organizadores e de lideranças locais. No encontro, foi apresentado o panorama desta próxima jornada que prevê a participação de 1.500 atletas, realizando o tradicional trajeto que inicia na Catedral de Londrina e termina na Catedral de Maringá.
Considerado o maior evento de mountain bike do Sul do Brasil, a Rota das Catedrais conta com cerca de 120 km de itinerário, passando também por Cambé, Rolândia, Arapongas, Sabáudia, Mandaguari, Marialva e Sarandi. A integração regional valoriza o território Norte do Paraná por meio da prática esportiva, impactando positivamente a economia, turismo, gastronomia, hotelaria, comércio e serviços das cidades envolvidas. Mais de 8 mil atletas já participaram, entre todas edições, contemplando 14 estados brasileiros e até pessoas da Colômbia e do Paraguai.
Para o prefeito Tiago Amaral, a Rota das Catedrais reforça o espírito inovador e acolhedor de Londrina, crescendo a cada ano e movimentando todo um ramal de desenvolvimento. “Esse evento é uma sacada maravilhosa, tem um grande apelo, já deu muito certo e é fundamental para apresentar e salientar a força da nossa região para todo o Brasil. Muita gente vem de fora para participar e prestigiar, o que reflete na economia, pois vários se hospedam, trazem suas famílias, consomem nos restaurantes, no comércio e aproveitam o fim de semana para passear e conhecer a cidade. O turismo é uma das grandes marcas que nossa gestão está puxando, seja esportivo, de negócios, lazer ou religioso, isso colabora muito para o nosso desenvolvimento” avaliou.
Segundo Tiago, estimular e potencializar boas iniciativas que trazem retornos é outra missão da Prefeitura. “Está no DNA do londrinense pensar fora da caixa, sair do comum e ousar sem medo de errar para construir e transformar. Nossa capacidade de idealizar grandes projetos e concretizar sonhos é incrível. A Rota das Catedrais é um grande exemplo disso, aumentando expressivamente o número de participantes desde que iniciou. Sou um apaixonado por esportes e creio que ele é um motor de oportunidades, negócios e promoção da saúde. Não tenho pedalado muito, mas vou tentar participar e comparecer na largada do evento”, destacou.
Um dos organizadores, Peterson Oliveira, representante da P14 Sport, promotora da Rota, destacou que o evento contribui para movimentar Londrina e Maringá, unindo duas das principais cidades paranaenses. Acrescentou que a experiência proporcionada transcende o caráter esportivo, agregando o convívio com a natureza, contemplação de paisagens, conexão com as cidades e partilha entre atletas amadores e profissionais.
São mais de 120 pessoas atuando na realização, entre Londrina e Maringá, incluindo empresas contratadas para gerir o evento. “Os atletas têm suporte não só na largada, mas em todo o percurso, com sete pontos de hidratação, atenção em saúde e bem-estar, ambulância, cuidado emocional, atrações turísticas e musicais, pontos de apoio, momentos de espiritualidade. É uma logística complexa e muito bem amarrada para oferecermos tudo com a melhor qualidade”, informou Oliveira.
Conceito que traduz a essência – Em 2026, o mote da Rota das Catedrais é “Da terra vem a força. Da Rota, a superação”, costurando a ligação entre o percurso, as cidades, a natureza e o desafio vivido por cada atleta.
Durante o lançamento, na Prefeitura, Luciana Oliveira, também à frente da organização do evento, enalteceu a evolução e consistência da ação no decorrer dos anos. A primeira edição, realizada há dez anos, reuniu 450 participantes. Em 2022, alcançou 1.500 pessoas. “O avanço é muito significativo, nos motiva e alegra. Conseguimos reforçar como eventos esportivos podem ser agentes de crescimento e desenvolvimento para uma cidade. A Rota une saúde, bem-estar, fé, coragem, integração e interação, além de mobilizar uma cadeia ampla de colaboradores. Mais de 8 mil atletas já participaram. Representa superação e o orgulho que temos por Londrina e o Paraná”, apontou.
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Felipe Prochet, frisou que a atividade quebrou as barreiras regionais ao permitir acesso de ciclistas de várias localidades, confirmando que a região tem vocação para captar e promover eventos de grande porte. “Essa Rota eleva Londrina a outro patamar. A FEL tem como compromisso dar esse apoio logístico aos eventos, sendo uma construção coletiva que fortalece nossa economia. Desejo grande sucesso para os organizadores e participantes nesta 8ª edição”, afirmou.
Já o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabrício Bianchi, comentou que eventos com esse perfil lançam um olhar amplo para avaliar e explorar bem a dinâmica regional. “Isso ajuda a impulsionar o que Londrina tem de melhor. São oportunidades que se abrem, criando empregos, gerando renda e conectando o público e o privado de forma eficiente”, citou.
Dicas ao público – A organização da Rota das Catedrais incentiva os participantes e dá algumas orientações para quem deseja encarar a jornada. De acordo com Peterson Oliveira, da P14 Sport, o percurso é bastante desafiador e, para cumpri-lo totalmente, a pessoa precisa estar bem treinada e preparada. “Não precisa ser alguém exatamente profissional, mas exige um certo nível de experiência, pois há dificuldades no caminho, muitos altos e baixos, chega até 2.100 de altimetria, então para um ciclista intermediário é importante que esteja pronto física e mentalmente. Cuidar da alimentação, ter uma bike adequada, ter um pós-treino e noção das próprias limitações. Esse conjunto contribui para que o ciclista tenha sucesso e consiga chegar bem até Maringá, alcançando sua meta”, indicou.
No dia 2 de maio, a concentração dos atletas em Londrina, ponto de partida, está marcada para as 5h30. Já a largada oficial será a partir das 6h30. Inscrições pelo site www.rotadascatedrais.com.br .
Também estiveram presentes no lançamento da edição 2026 o deputado estadual Jairo Tamura, e os vereadores Antônio Amaral, vice-líder do Executivo na Câmara, e Fernando Madureira, criador do projeto de lei que inseriu o evento no calendário oficial do Município em 2022. Ainda marcaram presença representantes da CMTU, da Guarda Municipal e da Fundação de Esportes, entre outras secretarias municipais. (Renan Oliveira/NCom)
Fotos: Vitória Laba/PML/Divulgação
