Ana Júlia, uma deputada surpreendente


Em entrevista ao Jornal da Manhã Maringá, ela surpreendeu positivamente pela articulação e capacidade demonstradas
Confesso que não tinha, até então, prestado muita atenção na atuação da deputada estadual Ana Júlia, que hoje foi entrevistada pela bancada do Jornal da Manhã, e fiquei positivamente surpreso com sua desenvoltura e capacidade demonstrada, a começar por enfrentamento com o experiente jornalista Edivaldo Magro, que até parecia um Tupan, um Celestino, enfim, um bolsonarista, que o preconceito contra qualquer parlamentar petista. Qual a sua habilidade dos grandes, na segunda rodada de perguntas, Magro, foi mais comedido. (No fundo penso que a primeira intervenção foi para testar a deputada, que é bom que se diga, não afinou e foi muito bem).
Surpreendeu positivamente pela articulação e capacidade demonstradas. Fui procurar seu currículo e encontrei o seguinte:
Ana Júlia Ribeiro é ativista da educação pública, estudante de direito na PUC-PR e de filosofia na UFPR. Foi eleita em 2022, aos 22 anos, como a deputada mais jovem da história do Paraná. Aprendeu desde cedo com os pais trabalhadores, Seu Júlio e Dona Nina, que a luta se faz nas esferas públicas e que a democracia é um dos bens mais caros ao ser humano.
Começou sua militância na escola pública e se destacou nas ocupações secundaristas de 2016, organizadas pelos estudantes que se posicionavam contra a reforma do Ensino Médio, agora em curso. Ficou nacionalmente conhecida por seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, quando aos 16 anos enfrentou os deputados defendendo o movimento das ocupações secundaristas.
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2018, a convite do presidente Lula, e em 2020 foi candidata à vereadora de Curitiba, quando assumiu a primeira suplência como a jovem mais votada de Curitiba. Em 2022, elegeu-se deputada estadual com 51.845 votos, exercendo o mandato nesta Casa Legislativa em defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e da juventude.Não tenho a menor dúvida que tem é jovem política de futuro. Que se eleita, será uma pedra no sapato dos caciques do centrão, na Câmara Federal. Será do nível de conhecimento e capacidade de um Pastor Henrique Vieira, só que mas até mais contundente.
PS: Um dos destaques da bancada, mais uma vez, foi o Carioca, com habilidade para amenizar situações, através de seus galanteios dignos dos grandes boêmios do Rio de Janeiro. Talvez boêmio não seja o termo, galanteador fica melhor.
PS II – Fico imaginando um debate entre Ana Júlia e Sargento Fahur.
Imagem: Reprodução
*/ ?>
