Título e trovas

Ex-reitor recebe hoje o título de cidadão benemérito de Maringá

A Câmara de Maringá entrega hoje, às 18h, título de cidadania benemérita ao advogado Paulo Roberto Pereira de Souza, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (1982-1986). Aos 32 anos, ele foi o reitor mais jovem do país a assumir o cargo.

A propósito da homenagem, o escritor Jorge Fregadolli, jornalista mais longe em atividade, fez um texto muito bonito, com direito a trova:

Meu amigo. A homenagem que a Câmara e o povo de Maringá lhe prestam hoje, é pouco pelos benefícios que legou ao município, à sociedade e ao Paraná. Um virtual palestrante, orador por excelência, aluno e professor elogiados, fazem de você merecedor do prêmio que lhe entregam hoje.

Em merecida homenagem
Maringá o agradeceu:
Benemérito – rica imagem
que seu nome enalteceu.
Na história de Maringá
deu nobreza aos pioneiros;
e a memória viva está
a resgatar os primeiros.
Na vida… a simplicidade
foi o seu grande valor:
à família-honestidade-
consagrou esse penhor.
A nobreza de uma terra
vem do saber, da paixão;
e Maringá tudo encerra;
é progresso é construção!

Os versos acima, fazem jus ao mérito do homenageado, cuja lembrança, que hoje recebe, é obra dos vereadores Sidnei Telles Filho e Flávio Mantovani, maringaenses de valor. Doutor Paulo Roberto Pereira de Souza, seu nome consagrado será sempre lembrado por feitos históricos, benéficos, que muito auxiliaram os amigos e entes queridos. Poderia detalhar mais méritos seus, todavia o tempo se esvai, mas a amizade continua. Seja feliz Paulinho! Do amigo de sempre, Jorge Fregadolli, jornalista, editor da Revista Tradição (Ano 45) Maringá-PR, 26.6.2026