Intercâmbio universitário Cidadão Global

O programa “Cidadão Global” é um tipo de intercâmbio que a Aiesec proporciona, voltado para universitários entre 18 a 30 anos, tendo como principais destinos África, América Latina, Ásia e leste Europeu. A ideia é proporcionar uma experiência totalmente diferenciada de um intercâmbio comum, além da oportunidade de conhecer novas culturas, o estudante irá realizar um trabalho social, desenvolvendo habilidades que muitas vezes são exigidas em empresas. Separada em cinco categorias de trabalho social: Cultural (aplicar oficinas sobre empreendedorismo, liderança e cultura brasileira para crianças e adolescentes); Gestão (desenvolver projetos nas áreas de marketing, finanças e captação de recursos); Saúde (participar de projetos de prevenção a HIV/Aids e outras infecções); Ambiental (projetos ambientais sobre reciclagem, energias renováveis e consumo consciente); e Direitos Humanos (promover oficinas sobre direito da mulher, jovem, criança e minorias), o universitário pode escolher a categoria que mais se adequa com área do seu curso.
O intercâmbio tem duração de 6 a 12 semanas e a Aiesec oferece todo um suporte para o universitário, como: assessoria para passaporte, passagens, visto e seguro de saúde; uma preparação cultural para o intercâmbio; acompanhamento virtual pela Aiesec de origem e suporte para reintegração ao voltar para o país, além de, na maioria das vagas, incluir alimentação e hospedagem.
Felipe Geraldelli, 19 anos, já participou do programa Cidadão Global, e deixou um depoimento contando como foi a experiência de participar desse programa. “Fui para Taiwan nas férias de verão de 2011 para 2012. Fiquei 2 meses lá. No intercâmbio, com certeza a coisa mais espetacular que aprendi/vivi foi que conhecer pessoas diferentes é a minha paixão de vida. Todas as ideias diferentes, o respeito mútuo, a diversão, era tudo muito intenso, pois todos sabiam que era a nossa única oportunidade de viver tudo aquilo. Aquela história de que ‘viva como se fosse morrer amanhã’ acontecia, eu experimentava de tudo, se gostava, repetia. Lá eu era eu mesmo, não tinha que me ‘comportar’ para ninguém. Dizem que ‘você precisa se perder, para se encontrar’, o que é totalmente verdade. Quando você está num ambiente estranho, desconhecido, não tem porque se fazer de algo que você não é. Você consegue se expressar, fazer o que quiser, e assim vai encontrando pessoas que realmente são como você”.
Para mais informações, o universitário interessado pode entrar em contato através do telefone (44) 3011-3688; por e-mail: maringa@aiesec.org.br; pelo site: www.aiesec.org.br/maringa ou comparecendo ao endereço: avenida  Colombo, 5.790, Universidade Estadual de Maringá, Bloco D67, sala 104.