Voto útil II
Confirmando meu entendimento, voto útil é todo que não seja branco, nulo, ou que deixa de ser dado, por abstenção. Explico meu entendimento.
Digamos, para facilitar, que o colégio eleitoral do Brasil fosse de 100 eleitores. Se todos votassem, para ser eleito um candidato a presidente precisaria ter 51 votos. Se um eleitor votasse em branco, anulasse seu voto, ou abstivesse, o candidato só precisaria de 50 votos para ser eleito. Se fossem três, bastariam 49, a assim até se chegássemos ao absurdo de todos os demais eleitores não votasse, bastaria um único, o do próprio candidato para ele ser eleito.
Portanto não é inteligente votar não escolher algum candidato. Não é possível que nenhuma candidato não mereça seu voto.Se gosta de nenhum dos melhores colocados nas pesquisas, vote nos Eymael, Cabo Daciolo, Vera Lúcia, qualquer um desses que têm 1% ou menos nas pesquisas, sem falar que há bons nomes que não ‘decolaram’. Dê um voto de protesto, se for o caso, ele será útil. Capriche nas escolhas de deputados e senadores. Repito, eles podem ser tão importantes como presidente e governadores.
Akino Maringá, colaborador
*/ ?>
