‘Covidão’ e ‘covadão’?

Que há aproveitadores para todas a situações, sem dúvidas. Roberto Jeferson falou no ‘covidão’, similar do mensalão e petrolão, se referindo a desvios de dinheiro que a pandemia do covid pode proporcionar.
Agora veja postagem no facebook, do jornalista Donizete de Oliveira, com o título “Caixões sem corpos”, que aqui reproduzo: “Recebo desde ontem, pelas redes sociais, inclusive, de jornalistas, fotos de duas pessoas carregando um caixão de vítima da covid-19, em Manaus. As pessoas que repassam garantem que estão enterrando caixões sem corpos na capital amazonense.
Não sei de onde tiram tal informação. Alguém coloca nas redes sociais, e outros reproduzem. Quem teria interesse em manipular o número de mortos pela covid-19 no Brasil? Querendo que morra mais gente? Em benefício de quem e para prejudicar quem? Só no Brasil haveria tal interesse.
De repente, as informações ficam tão superficiais. Basta alguém publicar, outro reproduz e vai. Jornalistas, inclusive, surfam nessa onda.
Eu já fiz reportagens em que demorei até um ano para confirmar uma informação. Enquanto não apurei e confirmei, não publiquei. E assim deve proceder quem pretende fazer jornalismo com seriedade. Caixões sem corpos: “quem?”, “o quê?”, “onde?”, “quando?”,”por quê?”e “como?”.
Meu comentário (Akino): Não acredito, mas não duvido. Poderia ser um esquema de funerárias, para faturar do município, mas envolveria muitas falsificações e muitos corruptos juntos. Será o município paga simplesmente com a apresentação da fatura? Pelo que sei é preciso um médico atestar o óbito, que gera um documento no cartório, todo um trâmite legal. Mas pode ser que lá em Manaus, diante daquele caos, bastaria apresentar a fatura e seria pago o sepultamento. Repito, não acredito, mas não duvido que isso possa acontecer e não para aumentar os números da Covid, mas simplesmente para alguém faturar. Vejam que aumentou muito o número de enterros em Manaus, vemos no noticiário, e não necessariamente na mesma proporção o número de mortos por covid-19. Como os caixões são lacrados, nenhum parente pode encostar, o transporte é feito apenas por funcionários das funerárias, é uma hipótese que não pode ser descartada.
PS do Blog – A notícia sobre os caixões vazios, que circula há mais de uma semana, é fake news. Veja aqui uma verificação feita dia 23. Aqui, manifestação feita pela Prefeitura de Manaus, dia 28.
Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba as principais notícias do dia – Clique aqui
*/ ?>
