Nuvens de gafanhotos atacaram o PR nos anos 40

Grandes nuvens de gafanhotos invadiram o sul do Brasil no final dos anos 40 – pior no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Norte do Paraná não teve grandes prejuízos; uma parte desviou para o estado de São Paulo e outra para o Paraguai.

Eram as chamadas pragas  “3G” – geada, granizo e gafanhoto.  Os camponeses acreditavam que agitando panos vermelhos dispersavam os insetos em pleno ataque nas roças, principalmente de arroz.

A propósito, no Brasil, a aviação agrícola iniciou-se em 1947. Foi devido ao ataque de uma praga de gafanhotos na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde foi realizado o primeiro voo agrícola no país, no dia 19 de agosto daquele ano, com a aeronave Muniz, modelo M-9, biplano de fabricação nacional, prefixo GAP, monomotor de 190 HP, com autonomia de voo de 4 horas. Ela era equipada com depósito metálico, constituído em dois compartimentos em forma de moega e dosador próprio, controlado pelo piloto, com capacidade de carga de aproximadamente 100 kg, Tinha ainda o apoio técnico do engenheiro agrônomo Leôncio Fontelles, na aplicação de BHC, segundo o Portal São Francisco.

Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba as principais notícias do dia – Clique aqui