Paranaense é o novo ouvidor do STJ
O paranaense Sérgio Kukina foi escolhido ontem para ser o novo ouvidor do Superior Tribunal de Justiça, substituindo a ministra Assusete Magalhães, que estava no cargo desde novembro de 2019. A escolha do novo ouvidor se deu por aclamação, durante a sessão da Corte Especial.
Sérgio Kukina, natural de Curitiba, é ministro do STJ desde fevereiro de 2013. Faz parte da Primeira Seção e da Primeira Turma do tribunal. Mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, foi professor em diversas instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Federal do Paraná e a Escola Superior de Advocacia da OAB-PR.
Antes do STJ, atuou como promotor de Justiça nas comarcas paranaenses de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Faxinal, Pitanga, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba. Posteriormente, foi promovido a procurador de Justiça e chefiou a Coordenadoria de Recursos Cíveis do Ministério Público do Paraná.
O presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, desejou bom trabalho a Kukina e agradeceu à ministra Assusete Magalhães pelas ações desenvolvidas no último ano.
(Foto: Sergio Amaral)