Livro destaca empresas que cresceram na pandemia
“Qual foi o estalo que você teve durante a pandemia?”. Com essa provocação o jornalista, professor, consultor e mentor José Nascimento (ele próprio um case de sucesso com o projeto #topdegestao), coloca nas bancas um livro escrito durante a pandemia, em que mostra empresas que, apesar da crise, cresceram – e muito! – usando inovação, tecnologia, criatividade e até uma certa dose de ousadia.
Enquanto para a maioria o único “estalo” foi o das costas, de tanto ficar sentado na frente da tv, muitos empreendedores arregaçaram as mangas e foram à luta, mudando a forma de se comunicar, de trabalhar, de se relacionar e, consequentemente, de ganhar dinheiro. “Parece assustador, porém, estamos todos lidando com a vida de um jeito novo. O tempo não volta. Talvez, nunca voltemos a viver como antes e cabe a nós começarmos a escolher quem desejamos ser; afinal, estamos constantemente nos desenvolvendo e nos (re)formando”, diz Nascimento em seu “Mundo 6.0 – É pra lá que eu vou”.
A obra, com pouco mais de 200 páginas, lançada com financiamento próprio, conta casos de capa de revista, como da Ebanx, James, GTI Digital, Condor Connect e Bcredi, mas também traz a história do Alex, do Tela Rápida, uma empresa de assistência técnica de celulares, de Curitiba, que, ao ver seu pequeno comércio fechado por força das circunstâncias, saiu a campo e transformou a crise numa grande oportunidade de crescimento.
“Liderar em tempos de calmaria é fácil. O verdadeiro líder é forjado em meio à guerra e mar turbulento”, ensina o professor. Revelando suas ambições com o novo livro: “que ele seja alicerce de uma construção; que tire ideias do papel e leve à prática; que seja ambiente de transformação; que reverbere e multiplique a mudança”.
O #topdegestao do Nascimento é um canal de comunicação alternativo (via Linkedin, Youtube, Face etc) que surgiu meio que por acaso, da ansiedade do jornalista apaixonado por empreendedorismo, que não via na mídia tradicional a oportunidade de mostrar gente se renovando, se desafiando e construindo uma nova maneira de empresariar, independente do cenário econômico e político do País. (EdEn)