Bancada do PT na Alep discutirá a crise hídrica
A crise hídrica no Paraná será tema de debate na audiência pública virtual que será realizada na quarta-feira, a partir das 9 horas. O encontro é proposto pelos deputados que integram a bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Paraná. A audiência será virtual, com transmissão ao vivo pelos canais da Assembleia Legislativa e Liderança do PT na Alep.
Há mais de um ano, Curitiba e Região Metropolitana sofrem com a falta d´água e, por consequência, com o rodízio no abastecimento para a população. No final de 2020, outras regiões e cidades do interior do Estado também passaram a integrar os rodízios no abastecimento. No início de maio, o governo estadual decretou emergência hídrica na região metropolitana de Curitiba e na região Sudoeste do Estado.
As informações dão conta que o Paraná enfrenta dificuldades no abastecimento e distribuição para consumo humano, como para o desenvolvimento de atividades na agricultura, que traz sérias consequências especialmente para a agricultura familiar paranaense na produção de grãos, leite, hortifrúti e nas cadeias de aves e suínos.
Além disso, no cenário nacional há um forte processo de tentativa de privatização da água, com a aprovação de projetos de lei como o “Novo Marco do Saneamento”, por exemplo, que possibilita avanços para a privatização da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar. Medidas como essas colocam em risco o direito humano fundamental à água como bem universal e acessível à população.
Para além da evidente falta de chuvas, o objetivo da audiência pública virtual é identificar as questões que fazem com que este momento tenha se tornado ainda mais dramático, além de apresentar propostas e soluções às autoridades na busca de soluções de curto, médio e longo prazos, envolvendo as secretarias estaduais, a Sanepar e demais órgãos relacionados a temática.
Serviço:
Audiência Pública virtual: Crise Hídrica no Paraná e o Papel do Estado
Data: 09 de junho (quarta-feira)
Horário: 09hs da manhã
Transmissão ao vivo pelos canais da Assembleia Legislativa e Liderança do PT na Alep
*/ ?>
