O médico, o doente, e o pecador

É de Lutero Pereira o texto a seguir, que ele deu o título e pretendo fazer um pequeno complemento:
‘No campo da medicina não se duvida que o médico, ao menos em tese, sabe tudo ou tudo deve saber sobre o remédio que prescreve. No entanto, não é menos certo que a eficácia do remédio é testada e comprovada diretamente pelo doente ao fazer uso dele. Quem sara é que pode testemunhar bem em favor da medicação.
No ambiente espiritual, mudando o que deve ser mudado, acontece o mesmo. Ao menos em tese, é o teólogo quem sabe tudo ou tudo deve saber sobre a graça de Deus, e conhecendo recomendá-la ao pecador. No entanto, do modo como o remédio tem sua eficácia comprovada pelo doente, a graça também tem seu poder comprovado pelo pecador que se vale de seus benefícios. A prová-la, e por ela sendo curado dos males do pecado, o pecador está apto e habilitado para falar dos seus benefícios.
Se você achar que a analogia não se aplica, de modo que entre o teólogo e o pecador tudo é diferente, é porque possivelmente você está pensando mais como teólogo, do que propriamente como pecador, e se isto estiver acontecendo a possibilidade de atestar, pessoalmente, o poder da graça está, em algum nível comprometida.
Afinal, aprouve a Deus disponibilizar sua graça para o pecador e para ninguém mais, de modo que será sempre este seu grande beneficiário.
Complemento eu (Akino): O problema é que teólogos são igualmente pecadores e algumas vezes mais pecadores que o pecador que pretende ‘tratar’. Tenho muitas dúvidas sobre a eficácia de remédios prescritos por quem ganha dinheiro ( do fabricante ou em nome do fabricante) para prescrevê-lo, sejam médicos ou teólogos.
Só para ficar no caso do remédio para pecadores, como o remédio vem da fonte criadora, que é Deus e só surte efeitos duradouros se houver uma reforma íntima, uma mudança efetiva ( vá e não peques mais, dizia Jesus, quando encarnado), do doente ( pecador), os teólogos, que ganham dinheiro , alguns muito dinheiro, dos ‘ doentes’, não passam de charlatões, enganadores da fé e o Mestre de Nazaré, deixava claro que é fé cura.
Em caso de doenças do corpo físico, obviamente que é preciso procurar um médico, de preferência que siga o que preconiza a ciência e não receba comissão de laboratórios para prescrever este ou aquele remédio.
(Foto: RF Studio)
*/ ?>
