Praça Zumbi dos Palmares faz 25 anos, pode ser revitalizada e virar ponto turístico em Maringá
A praça Zumbi dos Palamares vai completar 25 anos e os moradores dos conjuntos João de Barro I e Santa Felicidade vão comemorar apresentando o projeto de revitalização da praça desenvolvido pelos arquitetos Leonardo Kobayashi e Julia Okada. A apresentação será no dia 20 de novembro às 16 horas na praça, localizado no Conjunto João de Barro I. Confira o projeto em vídeo abaixo.
A praça foi reconhecida pela lei municipal n° 4.044/96 e é o principal patrimônio físico, histórico e representativo da comunidade negra de Maringá, sendo palco para diversas manifestações culturais, em especial da cultura afro brasileira e como tributo a Zumbi dos Palmares.
Além da revitalização para incluir a praça na relação de turísticos de Maringá, Paulo Bahia, um dos nomes do movimento negro local, está produzindo documentário sobre o pioneirismo negro na cidade. No primeiro vídeo ele conversou com o historiador do Patrimônio Histórico e Cultural de Maringá, João Laércio Lopes Leal, que fala de uma história fora dos livros, a de que a cidade de Maringá, desde a sua criação, contou com a participação da população negra. Confira:
*/ ?>
