Bombeiros atendem várias ocorrências graves na região
Entre a sexta-feira (24) e o início da manhã desta segunda-feira o 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná atendeu acidentes de trânsito de grande violência, que resultaram em muitos feridos. O aumento do número de acidentes, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 36,9%. Dentre os atendimentos, destaca-se uma colisão seguida de capotamento envolvendo três veículos na BR-376, região de Sarandi, que produzia aproximadamente 11 vítimas, dentre elas crianças ejetadas de veículos e em estado grave.
Na sexta-feira, às 19h32, nas avenida Pedro Taques, 3.500, uma Ranger Roger Evoke colidiou na traseira de um caminhão estacionado. Um homem de aproximadamente 40 anos estava consciente e com ferimentos moderados, enquanto uma mulher, com trauma de crânio e ferimentos graves, foi encaminhada ao HU. Na mesma data, às 10h39, um Renautl Sandero capotou no km 2235 da BR-376, em Marialva, ferindo quatro pessoas. Duas vítimas estão cadastradas no sistema do Corpo de Bombeiros: feminino, 47, banco dianteiro, ferimentos leves, encaminhado ao Pronto Atendimento de Marialva; masculino, 52 anos, condutor, ferimentos leves, encaminhado ao Pronto Atendimento de Marialva. No mesmo local, às 21h10, enquanto as equipes atendiam o capotamento, houve a colisão entre uma motocicleta Honda CG 150 e uma Mitsubishi L200, com duas vítimas. Uma delas, de 24 anos, teve fratura na perna e foi encaminhada ao Hospital Metropolitano.
No sábado, dia de Natal, a primeira ocorrência atendidas pelos bombeiros foi à 0h14, no km 189 da Br-376, em Sarandi, o capotamento de três veículos, resultando em 11 vítimas. Doze bombeiros militares tripulando um caminhão de resgate e salvamento, três ambulâncias e uma caminhonete de salvamento/gestão de cena, além de dois veículos de intervenção rápida do Samu, um veículo com tripulação de suporte avançado e três ambulâncias. Uma caminhonete Nissan Frontier colidiu na traseira de um VW Gol, que capotou e sofreu choque contra o barranco na lateral da pista. Na sequência, houve nova colisão da caminhonete contra um Chevrolet Corsa Classic, que também capotou e ficou sobre o acostamento. Por fim, a Frontier parou ao bater no barranco. Todos os veículos trafegavam no mesmo sentido da via. Segundo relatos de testemunhas, um adolescente de um dos autos também sofreu ferimentos por facão desferidos pelo condutor da Nissan Frontier, encaminhado ao hospital por terceiros. Das vítimas, quatro foram ejetadas. Uma criança de 10 anos, inconsciente, foi intubada na Santa Casa, duas de 5 anos foram levadas com ferimentos leves para o Hospital Bom Samaritano e outra, de 6, para o Hospital Universitário Regional. Os adultos tiveram trauma abdominal, trauma de face e de dorso e ferimentos leves.
À 1h36, na avenida Colombo com a Paraná, uma motocicleta empreendeu fuga e durante acompanhamento tático acabou colidindo contra o automóvel. Duas vítimas: condutor, masculino, 40 anos, ferimentos leves, encaminhado ao Hospital Universitário; garupa, filho do condutor, masculino, 13 anos, teve escoriações em face. Este atendimento foi inicialmente prestado por um dos caminhões que retornava do capotamento com diversas vítimas, em Sarandi, enquanto uma ambulância do Corpo de Bombeiros era mobilizada. À 1h48 cinco pessoas ficaram presas no elevador, no 17º andar de um edifício localizado na rua Santos Dumont com Otavio Periotto, e foram resgatadas pelos bombeiros. Todos saíram ilesos.
Ainda no dia 25, às 21h42, um incêndio em apartamento do Condomínio Universitário, na avenida Mario Clapier Urbinatti, resultou em duas vítimas. As chamas foram extintas por terceiros utilizando-se do sistema preventivo da edificação. Entretanto, os dois moradores do apartamento sofreram queimaduras térmicas: um homem de cerca de 25 anos, com 20% do corpo queimado, encaminhada para o hospital, e uma mulher de 21 anos, com queimaduras em 40% do corpo, que foi intubada; ambos foram encaminhados para um hospital de Maringá.
Ontem, por volta das 16h, uma colisão frontal entre um Fiat Strada e Chevrolet Astra no km 453 da BR-369, fez cinco vítimas, com um óbito. Duas vítimas estavam presas às ferragens quando a equipe do Posto de Brigada de Comunitária de Ubiratã chegou ao local, sendo uma delas o condutor do Fiat, 52 anos, com ferimentos graves, e uma passageira do GM Astra, 49 anos, em óbito. Uma passageira do GM Astra, de 8 anos, em cadeirinha, com ferimentos leves, foi encaminhada para Santa Casa de Ubiratã. Outro passageiro, de 28 anos, do mesmo veículo foi ejetado, e teve ferimentos graves, Às 21h46, no km 213 da BR-487 (entre os trevos de Iretama e Luziânia), uma colisão entre um Fiat Uno e uma BMW, com o envolvimento de um bitrem, fez sete vítimas. O condutor do Fiat morreu. Hoje pela manhã, um ônibus que saiu de Paraíso do Norte pegou fogo na BR-376, entre Maringá e o distrito de Iguatemi. O veículo ficou destruído, mas não houve vítimas.
COMPARATIVO DE ATENDIMENTOS 2021 X 2020
(Fonte: Sistema de Registro de Ocorrência do Corpo de Bombeiros)
A tabela abaixo relaciona o quantitativo das principais naturezas de atendimento, e as vítimas de acidentes de trânsito que foram atendidas por guarnições oriundas de quartéis de Maringá e de Sarandi. (5ºGB)
(Fonte: Sistema de Registro de Ocorrência do Corpo de Bombeiros)
(Foto: Corpo de Bombeiros)
*/ ?>
