Transporte coletivo: terça-feira pode ser de novidades
O prefeito Ulisses Maia estará nesta terça-feira na abertura do ano legislativo da Câmara de Maringá e poderá anunciar um acordo com a concessionária do transporte coletivo urbano e, eventualmente, uma redução na tarifa, que foi reajustada no ano passado por decisão judicial. A TCCC é autora de ações judiciais em que pede indenização por descumprimento do contrato assinado com o município em 2011.
O descumprimento do contrato causou um desequilíbrio econômico-financeiro, que provocou inúmeras dificuldades na empresa. Nos últimos dias a concessionária e o poder público vêm conversando para encontrar um caminho de “pacificação”, como disse o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto na semana passada. A prefeitura vem realizando estudos para que a demanda judicial não prossiga e até que haja reflexo na tarifa do transporte coletivo. A empresa contratou a Fundação Getúlio Vargas, que calcula a indenização em R$ 130 milhões, sem correção. A prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Segundo o site HojeMais Maringá, os estudos devem ser apresentados pela manhã, quando o prefeito irá ao Legislativo. Segundo o site, não há ainda valores fechados de quanto seria esse subsídio e tampouco os novos valores de tarifa que seriam praticados pela empresa. “Estamos finalizando alguns estudos nessa linha. Amanhã o prefeito apresentará na Câmara dos vereadores”, disse o secretário. “Diante da magnitude do processo a empresa e o município estão constantemente se debruçando sobre o assunto e esperamos em breve chegar um bom termo. Por ora só posso dizer que estamos dialogando com o município”, disse o advogado da empresa, Fabiano José Moreira.
(Foto: Cary Bertazonni/PMM)