Maringá terá ato contra racismo e xenofobia
Coletivos, organizações, partidos políticos e setores independentes da sociedade estão convocando toda a população para o ato “Justiça para Moïse Kabagambe! Basta de Racismo e Xenofobia!” que acontecerá sábado, às 10h, defronte o Fórum de Maringá.
O jovem congolês Moïse Kabagambe foi torturado e assassinado na capital do Rio de Janeiro e duas semanas depois deste caso de extrema covardia não há ainda uma punição ou responsabilização dos assassinos e do suposto mandante do crime.
O Brasil tem o nono maior índice de homicídios no mundo. Em 2019, os negros representaram 77% dessa parcela, o que significa que as chances de uma pessoa negra ser assassinada é 2,6 vezes superior ao de uma pessoa não negra. Paralelo a isso, casos de xenofobia ganham cada vez mais repercussão na mídia tradicional, colocando em xeque o discurso de que o Brasil é um país amistoso e acolhedor com imigrantes e refugiados, informam os organizadores.
Maringá, lembram, no ano retrasado, protagonizou também um episódio de xenofobia contra dois imigrantes angolanos que estavam em uma loja de bebidas. Esses casos, somados aos milhões de desempregados, ao aumento da fome e da miséria e a chacina contra a população negra, indígena e pobre mostram que o problema se encontra no seio do capitalismo e das políticas neoliberais. Os organizadores pedem que as pessoas compareçam de máscara e respeitem o distanciamento social.
*/ ?>
