Dezessete maringaenses estão entre os 203 que receberão homenagem do CRM-PR

Solenidade do Dia do Médico deve voltar a ser presencial depois de dois anos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná vai realizar na segunda quinzena de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que tem em destaque a homenagem aos profissionais que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar, sem sanções disciplinares. Esta será a 37ª edição da atividade, que tem o propósito de enaltecer os grandes expoentes da Medicina como referencial àqueles que exercem ou que se iniciam na profissão. Neste ano, são 203 os médicos que atendem aos requisitos da Resolução CRM-PR 017/1986 e serão distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional.

Depois de dois anos seguidos de cerimônia remota, face às recomendações de segurança por causa da pandemia, em 2022 o encontro avança para retomar o seu formato presencial. Em princípio, a solenidade do Dia do Médico está agendada para a manhã de 23 de outubro, um domingo, no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, possibilitando a participação de familiares e convidados dos homenageados. Outras ações estão sendo avaliadas para a data, que representa contagem regressiva para as comemorações dos 65 anos de fundação do Conselho de Medicina do Paraná, a ocorrer em março de 2023.

Do total de médicos a serem homenageados este ano, 95 deles indicam Curitiba como a cidade atual de domicílio. Em seguida aparece Londrina, com 25 médicos, parte deles integrante da primeira turma de formandos da Universidade Estadual de Londrina. Maringá, a terceira maior cidade do Paraná, conta com 17 profissionais que completam o Jubileu de Ouro, seguida de Apucarana e Cascavel, cada um com quatro, de Toledo, Ponta Grossa e Paranavaí, com três. Paranaguá, São José dos Pinhais, Palmas, Rio Negro, Campo Mourão, Morretes, União da Vitória e ainda Rio de Janeiro (RJ) são cidades com dois diplomados. Várias outras municipalidades contam com médico formado há meio século.

Os nomes dos profissionais a serem homenageados foram aprovados na sessão plenária n° 5863, realizada em 2 de maio último. São 31 as mulheres médicas, dentre elas as Dras. Solange Borba Gildemeister e Tânia Mara Cunha Schaefer, que já integraram o corpo de conselheiros do CRM-PR. Dos homenageados também estão presentes os ex-conselheiros Cícero Lotário, Tironi, Mário Stival e Henrique Lacerda Suplicy, além de Hélcio Bertolozzi Soares, que já foi presidente da autarquia e é conselheiro ativo. O rol de diplomados inclui vários professores de formação médica, além do ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Pato Branco, Alceni Ângelo Guerra.

Como previsto na resolução CRM-PR n° 037/1989, haverá a homenagem póstuma a médicos que faleceram em 2022, ano do 50°aniversário de formatura.

Os maringaenses homenageados serão: Arnoldo de Oliveira Junior, Carlos Alberto Ferri, Dacymar Caputo de Carvalho, Elen Nemer, Gerceni Catar Miguel, Gilson Ed Tasim, Hiroshi Kussakawa, Iracir Roberto Ferreira, João Souza Filho, José Antonio Corazza, José Carlos da Silva, Kesia Pimentel Albuquerque, Marino Lebre dos Santos, Paulo Rodrigues de Lima, Paulo Shiguenobu Hayakawa, Seizi Tokunaga, Vanda Mariano de Almeida e Waldomiro Amadeu Prajiante.

Da microrregião de Maringá serão homenageados Carlos Alberto Ferri, de Sarandi, e Antonio Lara Diniz, de Mandaguaçu, além de Antonio Carlos T. Aoki, Luiz Carlos Cerveira, Luiz Antonio Ricci de Almeida, de Paranavaí; José Pereira Filho, de Jandaia do Sul; José Yamamoto, de Nova Esperança; Moacir Ciulla Porciuncula e Roosevelt Gonçalves Virgino, de Campo Mourão; e Sergio Faria Nicolau, de Cianorte. (C/ CRM-PR)

Foto: Pixabay