Em 42 dias, autoridades maringaenses fazem duas viagens ao exterior
O empresário Edson Scabora já está acumulando a titularidade da Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo. O prefeito Ulisses Maia segue para Portugal, segundo se informa em missão de iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos. A transmissão de cargo aconteceu na sexta-feira.
Ele teve que desistir, por problemas de saúde, da viagem à Colômbia, de 27 de fevereiro a 3 de março. Seguiram para aquele país os vereadores Mário Verri (PT) e Alex Sandro de Oliveira Chaves (MDB) e a presidente do Ipplam, Bruna Barroca.
Um relatório de dez páginas mostra fotografias e o que foram fazer nesta que foi a terceira visita de políticos maringaenses, em menos de 20 anos, à Colômbia para ver o sistema de transporte coletivo. Sem a presença do prefeito, a viagem custou R$ 71.080,20 para o pagamento de diárias dos dois vereadores e da presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá. O custo médio da passagem área foi de R$ 6,1 mil.
A Câmara e a Prefeitura de Maringá não divulgaram releases sobre detalhes tratados na viagem, mas a FNP publicou em um parágrafo fala do prefeito de Ribeirão Preto (SP), um dos seis chefes de Executivo que viajaram em nome da entidade. Duarte Nogueira, secretário-geral da FNP, chamou a experiência de exitosa e defendeu a criação de um Sistema Único de Transporte, com responsabilidade das três esferas de governo.
Na viagem que se inicia amanhã e termina dia 23 estão programadas visitas a Leiria, cidade-irmã de Maringá desde 1982, e Lisboa, capital portuguesa. A justificativa é “conhecer e contribuir para o desenvolvimento das cidades de forma sustentável, humanizada e eficiente” e também a Frente Nacional dos Prefeitos seria a promotoria. Com o prefeito viajará a secretária de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Sandra Jacovós.
Esta é a segunda vez esteve ano que prefeitos da FNP visitam Portugal. Foram três, desde 2021. A contribuição financeira de Maringá à FNP foi alvo de ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, e em 2017 houve condenação em primeira instância para devolução de recursos.
Maringá terceirizada – No período em que Scabora permanecerá novamente à frente da prefeitura, espera-se a publicação da comissão que cuidará do Natal Maringá Encantada, um dos maiores eventos da área de turismo. Circula que já houve reuniões extraoficiais para tratar do assunto e que o comando da organização será entregue à representantes da iniciativa privada.
Fotos: Redes sociais/Ana Carolina Alves/PMM