O fim de um tempo

Antiga entrada do Galeto Sulino, na avenida Duque de Caxias: prédio derrubado

O prédio onde por muitos anos funcionou o Restaurante Galeto Sulino, um dos mais longevos de Maringá (39 anos), foi derrubado recentemente, na avenida Duque de Caxias. As instalações estavam para alugar, depois de ter uma lanchonete e outros dois estabelecimentos (Panela de Barro e Vivenda Caipira).

O Galeto Sulino foi fundado em 9 de janeiro de 1962 pelo casal Luiz Pedro Poltronieri e Oliva Zamprogna Poltronieri, vindos do Rio Grande do Sul, de onde também vieram os primeiros funcionários. A casa onde residiam ficava no fundo do terreno; voltada para a Duque de Caxias funcionou a Livraria Iracema. Inicialmente, quando era churrascaria o Galeto funcionava com entrada somente pela avenida XV de Novembro, era um dos restaurantes mais frequentados na cidade, especialmente por autoridades políticas.

Tempos depois o restaurante ampliou e passou também a funcionar com acesso pela avenida Duque de Caxias, local que mais tarde tornou-se restaurante por quilo. Com o fechamento da churrascaria, permaneceu ali somente o buffet e o rodízio. O estabelecimento foi fechado definitivamente em 8 de fevereiro de 2001. O último rodízio foi servido à mesa 7.

O local em junho deste ano (via Google Street View)