Enquete agita zap em Mandaguaçu

Duas enquetes feitas pelo mesmo instituto têm números diferentes

Os grupos de WhatsApp de mandaguaçuenses começaram a divulgar supostas pesquisas – ou “telepesquisa”, como consta do material, mas é algo que não existe no dicionário de estatística – sobre a preferência de pré-candidatos a prefeito e a avaliação da atual administração. As enquetes, como explicou representante da XB3 Soluções, de São Manuel (SP), empresa que realizou os dois levantamentos, foram feitas por telefone.

Uma, com 500 telefonemas, foi realizada de 18 a 21 de dezembro, e traz por exemplo uma aprovação de 25,8% e desaprovação de 74,19% da administração municipal. Outra, feita de 21 a 23 do mesmo mês, com 1.005 pessoas, também por telefone, mostra para a mesma pergunta uma aprovação de 53,98% e desaprovação de 46,02%. Também há mudanças nos nomes citados como pré-candidatos.

A Prefeitura de Mandaguaçu, que teve o nome citado na “telepesquisa” (possivelmente, um tracking), informou que, ao contrário do que circula na internet, nunca encomendou pesquisa neste sentido. A enquete não traz o nome de estatístico responsável, o que por si só aponta possível uso por algum pré-candidato a prefeito. A empresa de São Manuel confirmou que o contratante não é a prefeitura, mas não quis informar quem foi.