Vá entender esse povo…
Forças de segurança atendem comunidade, fiscalizam e encontram irregularidades, e depois, nas redes sociais, recebem críticas de quem não sabe o que aconteceu e que por sua vez espalham mentiras. Um dos casos envolveu um motociclista que não quis parar em blitz, caiu e, mesmo caído, tentou tocar fogo no motor (roubado) da moto que pilotava
Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal realizaram blitz, novamente, na frente da Apae, no anel viário Sincler Sambatti. Há muitas queixas sobre avanços de sinal, o que preocupa pais de crianças especiais e trabalhadores das imediações.
Durante a operação um motociclista não parou à abordagem, o que levou agentes da Semob a fazerem o acompanhamento tático. Fugindo deles, o motociclista caiu num gramado e, mesmo caído, começou a dar capacetadas na motocicleta, e em seguida retirou a mangueira de combustível para tocar fogo no veículo. Os agentes tiveram que contê-lo e ele saiu correndo, entrando numa empresa. A Polícia Militar foi chamado, o rapaz pulou o muro e fugiu. Descobriu-se que o motor da motocicleta era roubado.
Em outra abordagem, um veículo foi parado e constatou-se que toda a documentação estava irregular. O motorista desceu do carro, sacou de uma faca e cortou os quatro pneus, quebrou o para-brisa e começou a depredar seu veículo. Diretor da Semob, o capitão Dias verificou se o motorista descontrolado possuía outra arma. Os dois casos foram suficientes para fazer com que outros motoristas que passavam pelo local gravassem vídeos e divulgassem que o motociclista e o motorista estavam sendo agredidos e que os agentes não são força policial; os vídeos circularam em aplicativos de mensagem.
Os dois episódios ocorridos na operação realizada hoje mostram o quanto algumas pessoas não se preocupam em saber de fato a realidade. Na realidade, os agentes de trânsito, que são sim força policial, de acordo com a legislação federal, estavam, como os guardas municipais e policiais, protegendo os cidadãos que respeitam a lei e, principalmente, protegendo a vida de crianças que estudam nas proximidades. O rapaz da moto, por exemplo, estava sendo contido por querer colocar fogo no próprio veículo, que tem motor roubado; o motorista, também por estra descontrolado e de posse de arma branca. A recomendação é antiga: cuidado com fake news; quem repassa mentira, mentiroso é.
Fotos: Reprodução