Domingo tem ‘Vivência percussiva’

No domingo acontece mais uma edição do Projeto Afrobeat, às 16h, na praça das Palmeiras, em Maringá

O projeto Afrobeat Cultura, Ritmo e Movimento é uma forma de expressão musical de matriz afro-brasileira que envolve a música por meio da percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, teatro e associações de bairros, o Afrobeat tem a missão de levar as pessoas ao universo percussivo, incentivando crianças, jovens e adultos de modo individual e coletivo a tocar um instrumento de percussão; mesmo que não tenham a prática percussiva, as pessoas poderão experimentar a força dos tambores.

Nos países africanos os tambores possuem um significado simbólico e histórico. Eles são muitas vezes um acompanhamento para vários tipos de cerimônia, festas, nascimentos, mortes e casamentos.

Estudos tem demonstrado que tocar um tambor traz inúmero benefícios físicos, culturais, sociais e mentais e é considerado um tratamento valioso para o estresse, a fadiga, a ansiedade, o vício, a hipertensão, a asma, a dor crônica, a artrite, doenças cardíacas, doenças mentais, esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, distúrbios. “O som dos tambores nos conecta com a nossa história, arte e cultura brasileira e africana trazendo alegria para aqueles que tocam e os que ouvem o ritmo cadenciando os tambores”, enfatizam os lorganizadores da iniciativa que é produzida com verbas de incentivo à cultura (Prêmio Aniceto Matti)

Veja a próxima Vivência Percussiva
Dia 19 de maio, 16h
Praça das Palmeiras – Parque das Palmeiras
Dia 26 de maio, 16h
Jardim Alvorada, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Pioneiro Nilo Gravena
Dia 9 de junho, 16h
Conjunto Odwaldo Bueno Netto, ao lado meu Campinho
Dia 16 de junho, 16h
Jardim São Jorge ao lado da Academia da Terceira Idade