Ah, se a moda pega…

MPPR recomenda que prefeito exonere de cargos públicos pessoas que têm relação de parentesco com vereadores, o chamado ‘transnepotismo’

Uma notícia divulgada dia 26 deve ter arrepiado o cabelo de muito político. O Ministério Público do Paraná emitiu recomendação administrativa para que o prefeito de Goioerê exonere de cargos públicos, da administração municipal, pessoas que têm relação de parentesco com vereadores do município. A

medida administrativa, assinada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, decorre de apuração que comprovou a ocorrência da prática conhecida como “transnepotismo”, com um número expressivo de parentes de vereadores ocupando cargos em comissão e funções de confiança no Executivo municipal.

Recomenda-se a exoneração dos atuais ocupantes dos cargos de ouvidora municipal, diretor do Departamento de Assuntos de Saúde Pública, diretor do Departamento de Educação a Distância e diretor do Departamento de Educação. Todos os ocupantes desses cargos seriam parentes de agentes políticos do atual Legislativo, incluindo o presidente da Câmara Municipal. Além da exoneração, a recomendação orienta que o prefeito deixe de realizar novas nomeações em cargos ou funções de confiança de pessoas que sejam parentes de agentes políticos no mesmo oder ou em outro.

Encaminhada em 24 de março, a recomendação concede 15 dias de prazo para que o prefeito informe a Promotoria de Justiça sobre as providências adotadas. (C/ MPPR)