Reitor propõe reeleição ao COU

Sob influência político-partidária, Universidade Estadual de Maringá vive seu pior momento

Na UEM, o reitor Leandro Vanalli apresentou proposta que inclui sua reeleição (aqui, na íntegra). O perfil Olhômetro da UEM comentou a respeito:

O reitor da UEM, Viajando Vanalli, apresentou uma proposta de reeleição ao Conselho Universitário (COU). Curiosamente, gravou o vídeo direto de Curitiba para defender a causa.

Vanalli afirma querer o melhor para a universidade, mas parece que o plano é manter-se no poder para seguir aliançado a Ricardo Barros e Ratinho Jr. A UEM virou peça de barganha dentro de um projeto pessoal e eleitoral.

Por sua vez, durante a sessão do COU, a vice-reitora, Giflash Mendes, disse que a proposta era “uma decisão pessoal do reitor”. Mas sua trajetória mostra outra coisa: esteve ao lado dele o tempo todo. Afinal, se elegeram como uma chapa.

Giflash que já posou com Sérgio Moro em um verdadeiro book para a Expoingá, agora tenta se apresentar com um discurso “à esquerda”. Vivemos uma das maiores crises morais e políticas da história da UEM. Sem oposição articulada, a universidade é refém de vaidades, assessorias politiqueiras e poses para as redes.

Não é apenas sobre barrar a reeleição. É sobre resgatar o sentido público, democrático e ético da universidade.

Foto: Reprodução/Instagram