Evento nacional de cidades inteligentes

Encontro desta sexta-feira em Londrina reúne lideranças do setor e marca também a instalação da Incubadora de Startups da Aintec/UEL no Tecnocentro

Londrina será a primeira cidade do sul do país a sediar a Reunião Estratégica Connected Smart Cities, evento nacional de cidades inteligentes que ocorre nesta sexta-feira, no Tecnocentro (zona leste).

Além de reunir diversas lideranças empresariais e políticas para debater soluções de inovação voltadas ao desenvolvimento urbano, o encontro também marca a comemoração dos 26 anos da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina e o anúncio da instalação da Incubadora de Startups da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrinadentro do Tecnocentro.

A programação começa às 14 horas, com a abertura oficial pelo prefeito Tiago Amaral, que em sua gestão tem como uma das ações prioritárias a atuação integrada entre CTD, Londrina Iluminação e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização para o desenvolvimento e a gestão de soluções de inovação da Londrina Cidade Inteligente.

Em seguida, os presidentes das três companhias, Fabricio Bianchi (CMTU), Renan Salvador (Londrina Iluminação) e Roberto Moreira (CTD), iniciam os painéis, quando vão apresentar o planejamento de suas pastas sobre o tema. O diretor da Aintec, Edson Miura, também está confirmado.

O segundo painel vai abordar a atuação de diferentes agentes para a transformação das cidades e do setor público, o uso de dados para a inovação das cidades e a inovação por meio de incentivo a novas ideias e empreendedorismo.

Participam o diretor técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete, a presidente e assessora de Relações Institucionais e Inovação Londrina Inteligente e Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro Nascimento, o coordenador de Cidades Inteligentes/Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos-SP (PIT SJC), Felipe Hammel, e o CEO do Grupo DRZ, Agostinho Resende. A coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai PR, Silvana Mali Kumura, será a moderadora.

A transformação da mobilidade urbana, com iniciativas para a descarbonização do transporte, o incentivo à mobilidade e micromobilidade ativas na cidade e a integração entre os modais será o mote do terceiro e último painel. Debatem o tema o especialista em Smart City da Connectway, Raphael Hora, o gerente executivo comercial da Dataprom, José Henrique dos Santos, a Relações Institucionais da Cittamobi, Marisol Ruiz, e o engenheiro de Tráfego da Jet de patinetes elétricos, Ericlis Magon. A moderação será da sócia da URBData, Danaê Fernandes.

No encerramento do evento, por volta das 18h, o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, vai falar sobre integração entre as ações dos governos estadual e municipal para a inovação das cidades.

Marco – O presidente da CTD, Roberto Moreira, avaliou que a realização do encontro no Tecnocentro representa um marco para a companhia, que completa 26 anos de atividades neste mês. Ele destacou a feliz coincidência de o evento ocorrer junto com o aniversário e o anúncio da instalação da Incubadora de Startups da Aintec/UEL no mesmo prédio que sedia a CTD.

“É uma honra Londrina ser a primeira cidade do sul do País a receber o evento da Connected Smart Cities. Essa edição está bastante recheada de lideranças locais para falar de cidades inteligentes e vai marcar também o aniversário de 26 anos da CTD. E para celebrar esse aniversário iremos inaugurar a Incubadora de Startups da Aintec/UEL. São momentos muito importantes para a Companhia”, pontuou.

Moreira explicou que, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e da Aintec, foram captados R$ 500 mil para viabilizar a instalação da Incubadora no Tecnocentro, recurso que também foi aplicado em adequações e melhorias na infraestrutura do prédio. “Celebramos a vinda de uma Incubadora de Startups próxima à companhia e quem sabe levar essas soluções para dentro do poder público”, afirmou.

Londrina Cidade Inteligente – Classificada entre as 20 cidades mais inteligentes do País na categoria com mais de 500 mil habitantes, Londrina ocupa atualmente a 13ª posição no ranking Connected Smart Cities. O ranking considera 74 indicadores nos eixos de inovação e tecnologia, mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, saúde, segurança e economia.

Presidente do Instituto URBbem e integrante da Governança Londrina Inteligente, Danaê Fernandes contou que a realização desta reunião em Londrina é fruto da articulação da Governança Londrina Inteligente. “Há mais de um ano que nós frequentamos os eventos nacionais e temos contato direto com os líderes do movimento. É muito interessante que a reunião ocorra neste momento em Londrina, porque a nossa governança acaba de ser reconhecida como a única do Brasil focada em cidades inteligentes”, destacou.

Fundada em 2022, a governança tem o objetivo audacioso de promover Londrina como uma das dez cidades mais inteligentes da América Latina. A cada 15 dias, representantes do poder público, empresas, instituições de ensino e sociedade civil organizada se reúnem na sede do Sebrae em Londrina para discutir iniciativas para a cidade.

“Ao apoiar uma iniciativa como a Governança Londrina Inteligente, o Sebrae ajuda a consolidar e a referenciar o Município, desenvolve negócios com foco nas dores de uma cidade inteligente, ajuda a diversificar a economia e atender ao nosso propósito, que é de desenvolver o território econômico local através do empreendedorismo”, frisou o consultor do Sebrae/PR, Everson Perussi. (Diego Prszeres/NCom)

oto: Divulgação/CTD