Cerimônia de posse e debates marcam abertura do Parlamento Universitário

Os 54 parlamentares e 47 suplentes estão divididos em 25 universidades/partidos
Simulação que promove a cidadania e insere graduandos no dia a dia de uma casa de leis, a 6ª Legislatura do Parlamento Universitário teve início nesta quinta-feira. Os 54 deputados e deputadas universitários tomaram posse, participaram de um curso de oratória e foram introduzidos a aspectos regimentais que ordenam a vida parlamentar. O dia também marcou o início das atividades de outros 54 parlamentares suplentes e 15 comunicadores de diferentes áreas. Os eventos ocorreram no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
A sessão preparatória para a posse e a instalação da legislatura da simulação foi presidida pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD). A parlamentar celebrou a expressiva procura pela edição deste ano, que superou o número de 1.200 inscritos. “É um alento para quem acredita num futuro melhor. Demonstra o quanto os nossos jovens estão interessados em participar, entender e fazer sua parte no processo político. Isso nos enche de esperança”, festejou a parlamentar. Matheus Oliva, presidente universitário da edição anterior do Parlamento Universitário, e Ana Carolina Teixeira de Abreu, ex-deputada universitária, compuseram a mesa como 1º secretário e 2ª secretária, respectivamente.
Seguindo o rito oficial previsto no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná, cada um dos 54 parlamentares teve de jurar que promete defender e cumprir a Constituição da República e do Paraná, observar as leis, promover o bem e desempenhar lealmente o mandato. Logo após a cerimônia, os parlamentares universitários participaram de debates voltados à formação de blocos e à preparação para a eleição da Mesa Diretora — atividades previstas para esta sexta-feira.
A cerimônia de posse foi precedida por uma manhã dedicada a formações em dois temas fundamentais para a vida política: a retórica e o conhecimento das normas que regem a vida parlamentar. Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, que coordena a iniciativa, palestrou sobre estratégias para a realização de discursos eficazes, capazes de transmitir credibilidade e estabelecer conexões entre os gestores e seu público. “Esperamos que eles encontrem um Poder Legislativo vivo e atuante. Que eles compreendam as várias camadas do que faz a Assembleia Legislativa, que vai da produção de leis à fiscalização de atos do governo e de políticas públicas, à promoção de debates e cursos”, ressaltou Pedroso.
A estrutura das sessões plenárias, a tramitação de projetos legislativos e o processo de decisão dos deputados, que leva à formação de blocos partidários, foram temas tratados por Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, em dois momentos, durante a manhã e a tarde. Ele também anunciou alterações na simulação e destacou que mais de 130 projetos de lei foram protocolados pelos deputados universitários.
Alessi destacou a importância do Parlamento Universitário Comunicação, novidade que acompanha a 6ª Legislatura. Apesar de a simulação realizada em 2017 ter inserido comunicadores na dinâmica, esta edição é a primeira em que eles participam de forma estruturada, divididos entre as áreas de assessoria parlamentar, comunicação institucional e reportagem.
Sob a orientação de profissionais do Departamento de Comunicação da Alep e de jornalistas dos veículos Folha de Curitiba, O Luzeiro, Portal Nosso Dia e Umuarama News, os estudantes de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Comunicação Organizacional produziram reportagens de texto, vídeo e para as mídias sociais; realizaram a cobertura de todos os eventos e se articularam para assessorar os parlamentares universitários.
Ex-deputada universitária, a vereadora de Curitiba Camilla Gonda (PSB) também integrou a cerimônia de abertura. Ela reforçou a importância da simulação em sua trajetória: foi o primeiro contato que teve com a política. “O Parlamento Universitário é uma experiência única em que conseguimos entender, na prática, tudo o que acontece dentro de uma Casa Legislativa”, ressaltou. “É um espaço de aprendizado. Está tudo bem se errarmos. O que importa mesmo é o que nos fez chegar aqui — que tem de ser a vontade de transformar a política.”
Próximas etapas – Para esta sexta-feira está marcada a realização da sessão preparatória para a eleição da Mesa Executiva do Parlamento Universitário e do governador estadual — diferente da realidade, a simulação da Assembleia Legislativa contará com a definição de um chefe do Executivo à maneira de países com sistema de governo parlamentarista. O titular será escolhido entre os deputados universitários.
O dia também será marcado pela formalização dos blocos partidários. No período da tarde, os deputados universitários elegerão o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, bem como os líderes e integrantes dos demais colegiados.

Deputados Universitários da 6ª Legislatura por Instituição
Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba)
Angelina Martins
Bittencourt
Filipe Melo
Fernando Weber
Centro Universitário Internacional (Uninter)
Dri Cascardo
Matheus Urbano
Leonardo Santos
Centro Universitário Opet (Uniopet)
Kauã Machado da Costa
Estácio
Camila Pereira Cruz
Faculdade de Ensino Superior do Paraná/Fundação de Estudos Sociais do Paraná
Davi Gomes
Lourenço Coelho
Douglas Cerqueira
Faculdade Inspirar
Victória Marques Bentes
Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito
Ch Romildo da Fonseca
Faculdade São Vicente
Gustavo Kszan Lope
FAE Centro Universitário
Leonardo Navarrete
Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba (IFPR)
Rodrigo de Oliveira Gonçalves Bueno
Willian Tha Junior
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
João Kochella
Camila Murr
Simone Lima
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Sofia Quinteiro
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Germano Almeida
Lucas Nascimento Castanho Sabaini
Roberta Colácio Moreira
Lucas Gabriel Martins da Luz
Pedro Henrique Bill Lopes
Pedro Henrique Nichimura
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Maria Eduarda Tonani
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Lucas Lopes
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Beatriz Carrião
Pollyana Sora
Victória Selleti
Unesantacruz
Kamilly Vitória
Alberto Weinhardt
Uniensino – Centro Universitário do Paraná
Rodrigo Amoedo
Unibrasil
Maria Lipienski
Roberto Neto
Tiago Schwartz
Gabriela de Lara
Unifatec
Ana Helena do Nascimento Prata
Unimater – Centro Universitário Mater Dei
José Júlio de Moraes
Eduarda Scapinello
Samuel Cordeiro
Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Anderson Lima
Universidade Positivo
Arthur Lirio
Dener Castro
Guilherme Matos
Gustavo Sezerban
Isabella Santos
Joabe Caldas
Mateus Cunha
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Luana Vasconcellos
Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Lilian Ara
Foto: Orlando Kissner/Alep