Kotsifas quer voltar em 2028

Ex-prefeito estuda não ser candidato em 2026 e optar navegar nos erros da atual administração

O secretário de Planejamento do Paraná, Ulisses Maia Kotsifas (PSD), planeja voltar à Prefeitura de Maringá em 2028, todos sabem. A novidade agora é que ele pensa em até não disputar as eleições do ano que vem, para deputado, dada, segundo os que o cercam, das fragilidades em torno da administração 3.0 da administração Silvio Barros II (PP). Ele preferiria dedicar-se a questões locais ao invés de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa – o que agrada até aliados dos Barros.

Maia Kotsifas anda politicamente num areia movediça, pois aposta em algo que não se repete com facilidade. É normal, logo após o início bambo de um mandato, as pessoas terem o chamado recall e se remeterem ao governante anterior. Normalmente, isso passa, se o prefeito fazer o que deve ser feito. Quando não faz, as chances de uma derrota de seu grupo aumentam.

Lembremos 1992, quando o então prefeito Ricardo Barros (PP) teve que deixar o paço municipal pela janela. A maioria da população recorreu a Said Ferreira (MDB), prefeito anterior e que venceu com um pé nas costas, sem fazer comício e sem sair de casa. Para isso, interrompeu um promissor mandato de deputado federal – era sempre tema de reportagens e artigos nacionais, como na Folha de S. Paulo – para atender o clamor popular. Quando terminou a gestão, quis voltar À Câmara Federal, e não conseguiu.

Reforça a tese do ex-prefeito uma postagem que o ex-prefeito fez para parabenizar um dos amigos que lhe restaram, ex-prefeitura. “Em breve, você vai voltar a trabalhar comigo na prefeitura!”, escreveu.

Imagem gerada por IA/Copilot