Queda na audiência

Li no blog do Milton Ravagnani, a propósito de pesquisas do IBOPE sobre audiência de programas de TV na hora do almoço, e reproduzo: “O fenômeno de audiência local, o programa Pinga Fogo na TV experimentou um recuo importante na sua audiência, quando comparados os dados das pesquisas de 2010 e de 2011. Em agosto do ano passado, o programa apresentado por Benedito Claudio (Pinga Fogo) de Oliveira tinha 44,45% da audiência das TVs abertas (21,4% do total), e, nesta aferição, aparece com 28,53% (14,84% do total). Outros programas no mesmo horário experimentaram mudanças para cima. O Paraná TV primeira edição, da TV Cultura, subiu de 41,51% (19,19% do total) em 2010 para 49,85% (26,38% do total) em 2011. A Tribuna da Massa, da TV Tibagi, subiu de 8,31% (1,47% do total) em 2010 para 16,64% (2,83%) em 2011. O Balanço Geral, da RIC, apresentado pelo Léo Júnior, subiu de 4,14% para 5,37% do total.
Meu comentário: É natural o desgaste de programas que permanecem muito tempo no ar. Aos poucos a credibilidade cai, especialmente quando o envolvimento político é visível. As ‘ajudas’ certamente são causa da manutenção da audiência e ao mesmo tempo da queda. Quem ajuda políticos pouco confiáveis tende a perder ao longo do tempo.

Akino Maringá, colaborador