Cidades

Paiçandu: protetor solar custa R$ 7,76

Extrato Prefeitura de Paiçandu
A publicação do extrato da ata de registro de preços da compra de protetor solar pela Prefeitura de Paiçandu coloca o pingo no “i” que o termo de homologação do processo licitatório omitiu: o custo do produto é de R$ 7,76 o frasco; R$ 279,36 é o preço da caixa com 36 unidades. Pelo documento anterior, a unidade custaria R$ 279,36. A publicação do extrato deu-se ontem no órgão oficial.

Londrina terá multinacional de energia solar

Os fantoches que ficaram à frente da Prefeitura de Maringá nos últimos anos viajaram muito para o exterior, mas trazer resultado, que é bom… Willian Casagrande informa aqui que executivos da empresa multinacional americana Sunlight Technologies, de geração de energia solar e fotovoltaica, estiveram em Londrina  ontempara apresentar o projeto de instalação de uma filial da empresa na cidade. Segundo o CEO da empresa, Scott Rettberg, a implantação da fábrica na cidade em um barracão de 11 mil metros quadrados próximo à PR-445, de propriedade privada, deve começar entre 90 e 120 dias, com a vinda de uma máquina de produção das placas geradoras de energia dos EUA. De acordo com o diretor de Vendas e Marketing da empresa, André Valente, a Sunlight deve investir, ao todo, mais de US$ 115 milhões na unidade em até cinco anos, quando a instalação da empresa estiver completa.

Aguiar mantém rotina e alerta assessoria

aguiarO prefeito Luiz Aguiar (MD), de Sarandi, divulgou nota informando que continua despachando e cumprindo a agenda normalmente e que a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, reafirmando prazo máximo de seis meses para o afastamento de Carlos Alberto de Paula (PDT) da chefia do Executivo, “em nada mudou o funcionamento da administração, que segue rigorosamente sua programação de trabalho”. Aproveitou para comunicar que nenhum membro do funcionalismo público tem autorização para falar em nome da administração. Ele referia-se ao novo diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Celestino Luis Jardim, que divulgou a notícia sobre De Paula em seu blog na manhã de hoje. A nota diz que “quaquer informação a respeito deste caso ou qualquer outro relacionado à administração será feito de maneira oficial por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sarandi”.

Marialva recebe recursos a fundo perdido

Dr. Batista, Deca e Beto Richa
O governador Beto Richa (PSDB) e o deputado estadual Dr. Batista (MD) com o prefeito de Marialva, Edgar Silvestre, o Deca (PSB), na entrega de recursos do Programa de Apoio aos Municípios. Marialva recebeu R$ 500 mil dos R$ 150 milhões destinados aos municípios com menos de 50 mil habitantes. Os recursos são a fundo perdido, para a realização de obras e projetos. Os recursos do PAM são provenientes da devolução de verbas orçamentários feita ao Executivo pela Assembleia Legislativa. As prefeituras recebem de R$ 300 mil a R$ 550 mil, de acordo o número de habitantes. Até o final de junho, todos os municípios habilitados receberão os recursos.

De Paula reassume prefeitura em julho

depaula3
O desembargador Miguel Kfouri Neto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e integrante da 1ª Câmara Criminal do TJ, concedeu liminar estabelecendo em 180 dias o afastamento de Carlos Alberto de Paula Junior (PDT) do cargo de prefeito de Sarandi. Ele foi afastado no final de janeiro e deve voltar em 23 de julho. A decisão é de ontem, em mandado de segurança ajuizado no início do mês. O desembargador considerou que o STF tem assentado não poder ultrapassar o lapso temporal de seis meses o afastamento de prefeitos – no caso de Sarandi, por conta de suposto envolvimento com fraude em licitação na área da educação. Saiba mais.

Enquanto isso, em Paiçandu e Sarandi…

paicandu
Um leitor fez a constatação ontem. Em Paiçandu (acima), o prefeito Tarcísio Marques dos Reis (PT) homologou várias licitações nos últimos dias. Numa delas, faz a prefeitura pagar R$ 10,00 por unidade de óculos de proteção incolor, cujo mesmo modelo é vendido em Joinville (SC), por R$ 6,45. Assusta o protetor solar: um frasco de fator 30 FPS, 120g (não está disponível a marca), que o consumidor encontra no mercado por preços variando entre R$ 14,39 e R$ 80,00, está sendo adquirido por R$ 279,36. Em Sarandi, o prefeito Luiz Aguiar (MD) autorizou a dispensa de licitação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri, por R$ 300.079,00, para elaborar um concurso público.
PS – No caso de Paiçandu, é erro mesmo. Aliás, o pessoal tem problema com números zero.
sarandi

Uma só operadora de celular

telefonicas
No Facebook, uma campanha pede a ampliação das opções telefônicas de celular em Iguaraçu, na micro-região de Maringá, “isso tudo porque colocaram uma antena próxima do condomínio de luxo [Alphaville], para privilegiar meia dúzia de casas”. Beto De Lucca, que não entende como uma cidade de 4 mil habitantes não tem opção de escolha, já reclamou para a Anatel, que informou que não tem o que fazer. Dizem que não se pode colocar mais antenas em Iguaraçu, porque a antena que pega outras operadores fica na frente do condomínio, que tem pouquíssimas residências.

De olho no repasse de subvenção

orplesO Ministério Público Estadual investiga a Prefeitura de Maringá e a Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos daquela cidade, através de inquérito civil público instaurado no último dia 23. Averigua-se a regularidade de eventual cumprimento, pelo município, de disposto na lei municipal nº 1991/2013 (infelizmente, os sites do Legislativo e do Executivo não possuem dados sobre a legislação municipal em vigor naquela cidade). O MP emitiu recomendação para que a prefeitura se abstenha de repassar subvenções de qualquer natureza a cultos religiosos promovidos pela Orples – Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos de Sarandi -, em obediência ao artigo 19, I da Constituição Federal. O inquérito verifica se a recomendação vem sendo atendida.

Juiz eleitoral cassa diplomas de 9 vereadores

brasaosengesNove vereadores de Sengés, micro-região de Jaguariaiva, tiveram seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral da comarca, na última semana, por prática de “caixa dois”. A sentença foi proferida com base em nove representações eleitorais por arrecadação e gastos ilícitos de campanha, oferecidas pelo Ministério Público Eleitoral em dezembro de 2012, contra os parlamentares: cinco dos 11 eleitos e outros quatro suplentes. De acordo com o promotor Antonio Murat Neto, durante a campanha municipal de 2012 os vereadores movimentaram ilicitamente recursos financeiros de uma empresa da cidade, a “Madeireira Bortoluzze”, prática reconhecida pela Justiça, na sentença, como “caixa dois”.Continue lendo ›

Parlamento Metropolitano quer ampliar integração do transporte

Parlamento
Os vereadores de Maringá e das cidades que integram o Parlamento Metropolitano se reuniram agora à tarde para discutir a possibilidade da integração do transporte coletivo ser estendida para mais cidades. Eles decidiram convidar os deputados estaduais e federais que representam a região e também os prefeitos para uma reunião do Parlamento no próximo sábado, às 9h, na Câmara de Maringá, onde pretendem discutir formas de viabilizar a integração.

Kireeff reduz tarifa do ônibus em Londrina

kireeff
O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, assinará na tarde de hoje o decreto que oficializa a redução de R$0,10 na tarifa do transporte coletivo. De acordo com Kireeff, caso o documento seja assinado à tarde e os trâmites burocráticos levem mais tempo do que o previsto, o novo valor começará a valer nos próximos dias. “De R$ 2,45 a tarifa passará para R$ 2,35. Isso se deve ao processo de reconstrução do sistema de mobilidade urbana. É importante salientar que o processo de transporte coletivo de Londrina está sob análise. Estamos discutindo a forma do cálculo tarifário, o processo de integração metropolitana e outras melhorias que devem ser implementadas. Isso tudo é para que possamos ter um sistema o mais barato possível, que seja viável economicamente para as empresas, com bons salários para os trabalhadores e uma boa velocidade de deslocamento e conforto para os usuários”, explicou o prefeito.

Em Paiçandu, secretária deixa o cargo

suzy
O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis (PT), não conseguiu formar um secretariado que resista a tempestades político-administrativas. Na saúde, por exemplo, se não perderam a conta, já foram três titulares em menos de seis meses. Hoje foi a vez da secretário de Administração, Suziley Aparecida Souza Cardozo, deixar a equipe, que integrava desde janeiro. Ela teria sido exonerada. Seu substituto ainda não foi nomeado. Foto blog do Leandro Oliveira.

Ex-vereador e assessora são condenados

O ex-vereador umuaramense Osni Miguel Santana (PT) e sua ex-chefe de gabinete, Teresinha dos Anjos Abrantes, foram condenados pelo juiz Marcelo Pimentel Bertasso por improbidade administrativa. Eles terão que devolver dinheiro público, com juros e correção. Ela recebia Gratificação por Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Rtide), mas continuou exercendo o cargo de professora na rede estadual de educação. A condenação foi manchete do jornal Umuarama Ilustrado. Leia mais.

Em Sarandi, autarquia pede três meses para fazer ligação de água

De Vera Guedes, no Jornalis, conta que o presidente do PSTU em Sarandi, Rodrigo Tomazini, tem reclamado da demora da autarquia Águas de Sarandi para instalar água na sede do partido, alugada na avenida Londrina, esquina com a rua Taí, pedido feito há um mês. Na autarquia a informação é de que o contrato prevê até 90 dias para a instalação de água no local, a partir da data do pedido. No momento eles estão sem hidrômetros e aguardando a chegada para a próxima semana, pois os mesmos passaram por licitação. “Eu particularmente acho esse prazo de 90 dias muito longo, no entanto o Procon de Sarandi-PR ficou de me dar uma resposta a respeito do assunto”, opinou Vera. O PSTU, como se sabe, está presente em todas as manifestações populares daquela cidade.

Paiçandu: secretário municipal teria articulado o chuncho


Juliana Rodrigues da Cunha,  chefe do Departamento de Compras e Almoxarifado da Secretaria de Administração de Paiçandu, foi quem recebeu R$ 32 mil do comerciante Sidcley Soares de Souza, da Souza Distribuidora Ltda., resultado da confecção de uma nota fiscal que simulou a venda de R$ 40.616,00 de graxas e lubrificantes para aquele município; o comerciante ficou com os R$ 8.616,00 restantes. O dinheiro lhe foi entregue, num envelope, defronte a prefeitura, no dia 25 de janeiro deste ano. O empenho teria sido solicitado por Alessandro de Paiva Martins, secretário de Serviços Públicos, no dia 8 daquele mês. É o que consta da denúncia oferecida à justiça na última terça-feira pelo Gaeco de Maringá. Foram denunciados, além dos três (que responderão por crimes de peculato doloso, fraude processual qualificada e falsidade ideológica), Natan de Azevedio, chefe da Divisão de Conservação de Vias, Praças e Parques Públicos, Alexandro Oliveira de Souza, assessor da Secretaria de Serviços Públicos e a auxiliar de serviços gerais Rozilaine da Silva e Silva. Dos cinco servidores públicos municipais denunciados, quatro foram nomeados em cargos de confiança pelo prefeito Tarcísio Marques dos Reis, no início de janeiro, cinco dias antes da simulação ter sido iniciada.

Sai acordo e pescadores desocuparão APP

O Ministério Público Federal em Paranavaí fechou acordo com um grupo de cerca de 40 pescadores para a desocupação e reflorestamento de Área de Proteção Permanente localizada às margens do rio Paranapanema, em Diamante do Norte. O acordo foi fechado em reunião realizada ontem na câmara municipal, que teve a participação, além do procurador da República em Paranavaí, Raphael Otavio Bueno Santos, do prefeito Valdir Aparecido Martins, da presidente da Associação de Pescadores de Diamante do Norte, Izabel Roseli Souza Apolinário, representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Polícia Militar Ambiental e o proprietário da Fazenda Cauã, que fica localizada na APP.Continue lendo ›

Contratações: ações são julgadas improcedentes

Uma ação proposta pelo Ministério Público Estadual contra Mário Forastieri, ex-prefeito de Itambé, foi julgada improcedente pelo juiz Fernando Andreoni Vasconcellos, da comarca de Marialva. Forastieri foi acusado de improbidade ao utilizar da máquina administrativa para a admissão, no serviço público, de pessoas sem concurso público. O juiz considerou que houve temporariedade e excepcional interesse público, o que está de acordo com a Constituição. Pelo mesmo motivo, no final de maio, o juiz considerou improcedentes ações civis públicas ajuizadas pelo MP contra Humberto Feltrin e João Celso Martini, ex-prefeitos de Marialva.

Recadastramento biométrico em Paiçandu

Começou ontem o recadastramento biométrico em Paiçandu. Dez guichês de atendimento estão instalados na avenida Ivaí nº 768, no centro (antigaa Dudony), com cerca de 300 atendimentos diários, das 10h às 17h, de segunda a sexta. De acordo com a Justiça Eleitoral, o atendimento nos municípios vizinhos não conseguirá atender a totalidade dos habitantes locais; em Paiçandu devem ser atendidos no máximo 14 mil do total de 26 mil eleitores, do total de 26.000. Devem ser apresentados o RG, CPF e comprovante de residência em nome do próprio eleitor.
Também está disponível vaga para agendamento de horário para atendimento em Paiçandu, porém a quantidade de vagas é reduzida, devido ao número de guichês. O eleitor encontrará maior facilidade e conforto no atendimento agendado pela internet caso feito para Maringá, onde está montada uma grande estrutura para receber os eleitores dos cinco municípios da comarca.

Paiçandu: servidores e empresário são denunciados pelo Gaeco

Cinco servidores da Prefeitura de Paiçandu e um empresário foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná por peculato (apropriação e desvio de dinheiro público). Alguns deles também foram denunciados por fraude processual e falsidade ideológica. O Gaeco de Maringá aponta que o empresário denunciado venceu licitação, em outubro do ano passado (gestão Vladão), para venda de lubrificantes, óleos e graxas para a frota de veículos do município. No entanto, o então secretário municipal Alessandro de Paiva Martins determinou a expedição de empenho no valor de R$ 40.616,00, incumbindo uma servidora de manter contato com o empresário denunciado, para emissão de notas fiscais. Mas os produtos não foram entregues, conforme sustenta o Gaeco. “Assim que descobriram que a Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público estava investigando os fatos, virou uma correria para adquirirem efetivamente os produtos constantes das notas fiscais para entrega em vários departamentos da prefeitura, para dar falsa aparência de regularidade na situação”, explica o promotor de Justiça Laércio Januário de Almeida. O MP-PR aponta ainda que os servidores da Comissão de Recebimento de Materiais atestaram falsamente a entrega dos produtos na época da expedição das notas, quando nada tinha sido entregue.

Aguiar faz mudanças no secretariado

O prefeito de Sarandi, Luiz Aguiar (MD), comunicou há pouco, oficialmente, mudanças no secretariado municipal. Aparecido Antonio (Cido Policia) foi  para a Secretaria de Trânsito; Paulo Sergio de Souza Prado assume a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, Paulo Sergio de Souza Prado; Dionízio Aparecido é o novo diretor de Obras e Urbanismo; e, na Chefia de Gabinete, foi confirmado Antonio Del Nero. As mudanças teriam a ver com o clima descrito nesta manhã pelo blog.

Estrada para Pulinópolis será revitalizada

image
O governador Beto Richa (PSDB) atendeu pedido do prefeito Ismael Fouani (PSB), encaminhado pelo deputado estadual Dr. Batista (MD), e assinou ontem convênio com a Prefeitua de Mandaguaçu, micro-região de Maringá, para revitalização de dez quilômetros da rodovia municipal que liga a cidade ao distrito de Pulinópolis. Leia mais. Foto Jonas Oliveira/ANPr

Tensão pura

De Paula-Luiz Aguiar
O clima está mudando em Sarandi. O blog ficou sabendo que o vice-prefeito Luiz Aguiar (MD), que ocupa a cadeira de prefeito desde o final de janeiro, estaria irritado com as amarras políticas que o impedem de administrar a cidade do jeito que gostaria, principalmente em relação a nomeação de auxiliares. Por falar nisso, informa Hilário Gomes, mudou a chefia de gabinete do prefeito, que agora é Antonio Del Nero, ex-secretário de Meio Ambiente. O prefeito afastado, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), que teve o retorno ao cargo recentementenegado pelo STJ, aguarda o o prazo de seis meses, ao final do qual poderá retomar a cadeira. Ontem, dia de reunião semanal dos secretários, estes teriam se reunido na casa de De Paula.
PS – A assessoria do prefeito informa que a reunião do secretariado aconteceu, como sempre, no gabinete e não em outro lugar.

Ex-prefeito obtém recurso no TJ-PR

O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, admitiu recurso especial de Vanderlei Oliveira Santini, ex-prefeito de Ivatuba e ex-presidente da Amusep, que havia sido condenado em agosto do ano passado pela 2ª Câmara Criminal do TJ-PR. À época, os desembargadores julgaram parcialmente procedente a denúncia feita pelo Ministério Público contra o ex-prefeito; de 11 demúncias, foram aceitas cinco, relacionadas a diversas irregularidades, principalmente de desvio e mau uso de dinheiro público (aqui, a condenação), mas sem perda da função pública, junto com o médico paraguaio Miguel Angel Carbalar Arevalos. No último dia 20, o recurso especial interposto pelo MP foi negado pelo desembargador Vasconcelos, que considerou não ter ocorrido dolo específico nem prejuízo ao erário.

Parlamento Metropolitano define regras

O Parlamento Metropolitano faz sua segunda reunião amanhã, às 8h30, na Câmara de Sarandi. Segundo o presidente do Parlamento, José Roberto Mendes, o Beto Dentista (MD), de Mandaguaçu, nesta reunião os vereadores irão discutir a elaboração do regimento interno e do estatuto da entidade. O principal objetivo da entidade, formada por vereadores de Maringá, Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu e Sarandi, é buscar soluções para os problemas que afetam os cinco municípios.

MP ajuíza ação contra dez prefeitos

A 5ª Promotoria de Justiça de Umuarama ajuizou  ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra 10 prefeitos, da gestão 2009/2012, de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde – 12ª Regional. Eles atuaram, no período, na administração municipal de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Icaraíma, Ivaté, Maria Helena, Mariluz e Iporã. De acordo com a ação, assinada pelo promotor Fabio Hideki Nakanishi, os gestores teriam faltado, em 2011, injustificadamente, a três assembleias gerais em que seria realizada a eleição da nova diretoria. “Tudo com o propósito de inviabilizar a instauração da assembleia por falta de quórum e, assim, provocar a prorrogação do mandato do então presidente do consórcio, na época prefeito de Iporã”, ressaltou o promotor. O MP requer, na ação, a condenação dos gestores por ofensa aos princípios da legalidade e moralidade. Leia mais.

PF investiga uso irregular de ônibus escolar

O uso irregular de ônibus cedidos exclusivamente para o transporte de alunos, por responsabilidade da Prefeitura de Cianorte, está sendo investigado pela Polícia Federal de Maringá. A informação é da Tribuna de Cianorte. Os veículos fazem parte da frota originária de convênio firmando entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no âmbito do Programa “Caminho da Escola”, com a finalidade de transportar alunos da rede Pública. Maurício Velasco, presidente do PT cianortense, que fez a denúncia, filmou na noite de 7 de abril, um domingo, um ônibus utilizado para transportar adultos e crianças até a igreja da Comunidade Cristã de Cianorte. De acordo com as gravações, o ônibus apanhou os passageiros em suas casas e fez outras paradas durante o trajeto. Leia mais.

Monitoramento em Pontal do Paraná

Pontal do Paraná
Leitor que esteve no litoral envia a foto e comenta que, enquanto Maringá esta há mais de oito anos falando em colocar câmeras, em Pontal do Paraná isso já é realidade há dois anos. Lá, foi da Secretaria de Segurança Pública, criado o Fundo Municipal de Segurança Pública e o Conselho Municipal de Segurança Pública, com a finalidade precípua de prevenção à violência. Em Maringá, sabe-se que é o ex-prefeito que está cuidando do assunto, depois de uma licitação milionária e estranha, vencida por uma empresa que não tinha a câmera pedida no edital.

Caos em Paiçandu

paicandu:
Via Radar Maringá:
Moradores de Paiçandu reclamam que na avenida Ivaí esquina com rua Bela Vista,quando chove as ruas daquele bairro ficam em estado calamitoso. A cidade inteira está pedindo socorro para que seja tomado alguma providência.

Para ser transparente, prefeito trabalha em ‘aquário’

Prefeito no aquário
De Carlos Ohara, no portal Terra:
A pequena cidade de Juranda, a 528 quilômetros de Curitiba, pode requerer o título de ter o gabinete de prefeito mais transparente do Brasil, já que no local de trabalho de Bento Batista (PTB), a transparência é literal. A porta de acesso à sala e uma abertura na parede foram instaladas com vidros semelhantes aos “aquários” existentes em emissoras de rádio, possibilitando a visão completa do que ocorre no interior do gabinete. No vidro emoldurado na parede, há uma abertura circular, idêntica a guichês. “Quando o assunto é rápido ou estou em reunião, falo com o cidadão por ali para que ele não fique muito tempo esperando”, afirmou Batista, que prometeu a medida durante a campanha eleitoral. De acordo com ele, os moradores do municipio – de aproximadamente 8 mil habitantes – reclamavam que a ex-prefeita Leila Miotto Amadei (PSC) entrava no gabinete e não atendia a população. Leia mais. Esta semana, também com este objetivo, a sala da presidência da Câmara de Maringá trocará a parede por vidro, como o blog adiantou na semana passada.

Motivo de chacota

Do blog Taturana:
Diz ditado popular que “quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Na era digital, quem escreve o que quer na rede mundial de computadores, lê o que não deseja. O deputado Péricles de Mello (PT de Ponta Grossa) lidera o movimento para que a Reitoria da Unespar não seja instalada em Paranavaí. Seus argumentos para esta cruzada contra Paranavaí não se sustenta. Dois paranavaienses, Carlos Henrique Scarabelli, o Kaká, e Lucas Gabriel, o Lukinha, foram para a rede social e detonaram o deputado Péricles, que virou motivo de chacota na cidade. O blog, de Paranavaí, traz algumas de suas frases. Leia mais.

Refis de conta de água

Mais de 6 mil famílias de Sarandi estão com as contas de água em atraso, um prejuízo aos cofres públicos de R$ 2,5 milhões. A Autarquia Águas de Sarandi lançou o programa de recuperação fiscal para facilitar o pagamento das faturas vencidas até dezembro de 2012. A negociação deve ser feita até 15 de julho. O Refis prevê isenção total de juros e de multas para quem pagar a vista ou em até três vezes. Para pagamento em 12 parcelas o desconto é de 75% nos encargos. Em até 24 vezes, o morador pagará 50% a menos e o morador que optar pelo pagamento em até 36 vezes, o desconto cai para 25%. A falta de pagamento implicará no corte no fornecimento.

Protesto aguarda Feliciano em Astorga

forafeliciano
Está marcado para a noite desta quinta-feira, em Astorga, micro-região de Maringá, um protesto “Fora Feliciano” nos moldes de outros realizados pelo país. O pastor e deputado federal Marcos Feliciano (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados, estará naquela cidade para fazer um culto a partir das 20h na Igreja Presbiteriana Renovada. No Facebook, um protesto foi organizado e contava até há pouco com 77 confirmações, inclusive de pessoas de outras cidades. A manifestação acontecerá na praça central de Astorga. A preocupação dos organizadores é destacar que o protesto é contra as ideias do deputado – apontado como homofóbico e racista – e não tem a ver com religião. “Astorga contra o preconceito e contra os preconceituosos”, diz a página de Charles Kawasaki.

Marialva ganhará portal

Além do enorme cacho de uva, a entrada de Marialva, cidade da micro-região de Maringá, ganhará um portal, que será construído em estrutura metálica com recursos do programa Turismo no Brasil. O aviso de licitação foi publicado ontem; o repasse dos recursos federais será feito pela Caixa Econômica Federal. No aviso assinado pelo prefeito Edgar Silvestre (PSB) não há referência a preço máximo a ser pago.

“Recesso funcional”

A Prefeitura de Sarandi vai fazer recesso funcional no próximo dia 31. Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente. Os servidores retornarão às atividades normais no dia 3 de junho, a partir das 8h.

Entrega de máquinas em Marialva

Equipamentos - Marialva
Na manhã de ontem, o deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT), Enio Verri, esteve em Marialva para a entrega das chaves da retroescavadeira e motoniveladora. A concentração aconteceu na praça Santos Dumont, com a presença de autoridades e populares. Até o fim do ano, o município também deve receber um caminhão basculante através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Licitação em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi marcou para 13 de junho às 14h a abertura dos envelopes da tomada de preços para a contratação de empresa da área de construção civil para executar a reforma do ginásio de esportes localizado no Jardim Independência. O valor máximo a ser pago não foi divulgado.

Retroescavadeira para Ivatuba

Ivatuba
O deputado federal licenciado Edmar Arruda (PSC) e o deputado estadual Enio Verri (PT) estiveram ontem em Ivatuba, para a entrega de uma retroescavadeira ao prefeito Robson Ramos (PSC) e a vice Simone Gonzales Sagrilo (PT). Aparecem também na foto o vereador Ailton Loiola (PT) e a presidente da Câmara de Ivatuba, Rose Mori (PSD).