A 5ª Promotoria de Justiça de Umuarama ajuizou ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra 10 prefeitos, da gestão 2009/2012, de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde – 12ª Regional. Eles atuaram, no período, na administração municipal de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Icaraíma, Ivaté, Maria Helena, Mariluz e Iporã. De acordo com a ação, assinada pelo promotor Fabio Hideki Nakanishi, os gestores teriam faltado, em 2011, injustificadamente, a três assembleias gerais em que seria realizada a eleição da nova diretoria. “Tudo com o propósito de inviabilizar a instauração da assembleia por falta de quórum e, assim, provocar a prorrogação do mandato do então presidente do consórcio, na época prefeito de Iporã”, ressaltou o promotor. O MP requer, na ação, a condenação dos gestores por ofensa aos princípios da legalidade e moralidade. Leia mais.